Diversa e acolhedora, São Paulo é a cidade com a maior oferta cultural e de lazer na América Latina. Com mais de 100 museus e dezenas de centros culturais, a metrópole tem opções para todos os bolsos.”Um dos motivos pelos quais vim para São Paulo foi esse caldeirão de cultura que a gente encontra aqui. Além disso, procuro por lugares acessíveis, que tenham conforto e preço reduzido”, afirma a estudante Fernanda Figueiredo,de 20 anos, natural de Vitória da Conquista, na Bahia, que está visitando a cidade.
Assim como Fernanda, outras pessoas procuram por lugares bons e baratos. E na capital paulista, não é difícil encontrar. Confira dez centros culturais que possuem entrada gratuita:
1. Centro Cultural da Juventude
Localizado na zona Norte da cidade, o CCJ tem programação cultural com entrada livre e conta com anfiteatro, teatro de arena, estúdio de gravações musicais, ateliê, galeria, biblioteca, entre outros espaços.
Entre as atividades que entram na programação do CCSP, localizado na Rua Vergueiro, no Paraíso, estão cinema, dança, música, literatura, oficinas, teatro, cursos e palestras.
Localizado no Alto de Pinheiros, o centro cultural é dedicado à música e oferece uma programação composta por concertos, cursos e filmes associados a este universo.
4. Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
A Fiesp fica na Avenida Paulista e abriga a Galeria de Arte do Sesi São Paulo, o Teatro do Sesi e o Espaço Mezanino, locais que recebem diversas manifestações artísticas.
5. Centro Cultural Banco do Brasil
O CCBB, localizado na região central da metrópole, recebe hoje uma das exposições mais disputadas pelo público: Picasso e a Modernidade Espanhola. Além disso, fazem parte da programação peças de teatro e filmes a preços populares.
Além de ser um centro cultural que oferece exposições, debates, cursos, palestras, shows e outras atividades gratuitas ou a preços populares, o local traz um viés voltado para o meio ambiente e direitos humanos. Fica no centro de São Paulo.
Localizado na Avenida Paulista, o Itaú Cultural tem uma vasta programação cultural, incluindo mostras, exposições, peças de teatro, palestras, cursos e outras atividades.
Localizada na Praça da Sé, a Caixa Cultural oferece oficinas, mostras e exposições gratuitas.
9. Labhacker
Criado recentemente, em 2014, o Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, fica na região da Luz e promove atividades que usa a tecnologia para a construção coletiva de boas práticas sociais.
O centro oferece atividades culturais e educativas, voltadas para arte visual e música e fica na Rua Paulistânia, no bairro de Sumarezinho.