A Aliança Francesa inaugura na quarta-feira, 10 de junho, a mostra “O Rio de Pierre Fatumbi Verger” em homenagem aos 450 anos da cidade carioca e em comemoração aos 130 anos da Aliança Francesa no Brasil. O público poderá conhecer, 1 de junho a 7 de julho, uma seleção de imagens do fotógrafo realizadas nos anos 40 e 50. A visitação é gratuita e de segunda-feira à sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados, de 9h às 13h.
A abertura acontece às 18h30, no auditório da Aliança Francesa de Botafogo, na Zona Sul do Rio, com a palestra do historiador André Rouillé sobre a obra de Pierre Verger e a crise documental pela qual passa a fotografia. Já às 20h, na galeria que fica no mesmo endereço, será inaugurada a mostra “O Rio de Pierre Fatumbi Verger”. O projeto conta com a curadoria de Milton Guran, diretor do FotoRio, e foi idealizado em parceria com a Aliança Francesa e a Fundação Pierre Verger.
“Não só o testemunho visual do Verger é para lá de oportuno nesse momento em que a cidade se pensa e se ‘re-conhece’, como as cópias são preciosidades que remetem a uma época que já passou, cópias dessas só existem em museus”, comenta o curador Milton Guran sobre a raridade técnica das fotografias.
“São impressões em processo analógico em papel algodão que não se encontra mais hoje, viradas em selênio (processo museal), um tipo de produto que não é visto entre nós há muito tempo, ainda mais do tamanho que são”, completa.
Um dos focos da fotografia do artista foi a Bahia, que conheceu em 1946. Fascinado pelas cores e cultura, Verger descobriu no candomblé o que acreditava ser a fonte de vitalidade e energia dos baianos, passando a ser adepto da religião. O candomblé, inclusive, foi o motivo das viagens à África onde o fotógrafo estudou a cultura africana, a sua religião e se tornou Fatumbí (nome iniciático que ele recebeu ao se converter à religião).
Já no período em que registrou o Rio de Janeiro o fotógrafo ficou fascinado com as paisagens deslumbrantes da cidade, a figura carioca e sua forma de expressão e celebração da vida. Seu olhar apurado captou o movimento, o carnaval, as praias e os morros. A seleção de quinze fotografias apresentados nesta exposição revelam aspectos do cotidiano de mais de meio século atrás e, assim, enriquecem a compreensão do presente.
Exposição “O Rio de Pierre Fatumbi Verger”.
Abertura: quarta-feira, 10 de junho
Palestra com André Rouillé às 18h30 no Auditório da Aliança Francesa, e em seguida, às 20h, vernissage na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo
Exposição: de 11 de junho a 7 de julho
Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 10 h às 20h e sábado das 9 h às 13 horas
Local: Rua Muniz Barreto, 746 – Botafogo – Rio de Janeiro
Entrada Franca