O casarão de número 15 da Rua do Lavradio recebe até o dia 27 de junho a coleção “Geometria Radical – do desenho ao desejo”, de Miguel Paiva. Após mais de quatro décadas como cartunista e artista gráfico, o jornalista estreou nas artes plásticas sua primeira exposição individual na Galeria Scenarium, no último dia 20.

Mantendo a mesma simplicidade gráfica e o mesmo sintetismo em grandes superfícies coloridas, as pinturas de Miguel Paiva percorrem o universo das mulheres em uma provável analogia com a natureza, detalham com recortes precisos as arenas esportivas e ainda estabelecem limites nos cenários cotidianos.
Ao todo, a mostra é composta por 20 quadros pintados em acrílico sobre tela e lápis de cor, com tamanhos que variam até 2 m X 1,50 m de altura. “Usei telas maiores porque elas suportam melhor essas superfícies coloridas, com curvas e linhas determinantes de cada universo, e rompem simbolicamente os limites dos quadrinhos, nos quais trabalhei meus últimos 40 anos”.

O histórico casarão, totalmente restaurado e situado no coração do Rio Antigo, foi escolhido pelo artista para expor suas obras em razão da riqueza de contrastes presentes no lugar. “A Galeria Scenarium vem se firmando como um espaço de arte que conta com um acervo permanente da coleção Azul Cobalto – Azulejos e Memórias (2º e 3º pisos) e, simultaneamente, recebe exposições de arte contemporânea no piso térreo”, comenta Plínio Fróes, sócio do Grupo Scenarium.

“Geometria Radical – do desenho ao desejo” na Galeria Scenarium

Período: de 20 de maio a 27 de junho de 2015
Horário: terça a sábado, das 13h às 19h
Local: Galeria Scenarium – Rua do Lavradio, 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2252-9138
Entrada: gratuita