O Museu do Futebol promove uma série de atividades relacionadas a temática da Consciência Negra. São oficinas, jogos e brincadeiras interativas que terão como foco o Dia da Consciência Negra.

No dia 20 de novembro, das 11h às 12h30 acontece o jogo da memória, uma atividade educativa que possibilita, por meio de pares de cartas, uma reflexão às vidas de algumas personalidades negras presentes no Museu do Futebol, importantes para o cenário esportivo, cultural e social brasileiro e mundial. Das 14h às 15h30 acontece uma intervenção teatral que lembra um importante personagem do futebol brasileiro: O jornalista e escritor Mário Filho que, em uma época de profunda transformação do esporte, no qual os negros cada vez mais conquistavam seu espaço, trouxe à tona o negro como protagonista.

Já no sábado, 21, das 11h às 12h30, acontecerá a oficina de xequerê. É por acreditar na importância do fazer com as mãos e na força dos aprendizados que vêm através do corpo, que o Museu do Futebol convida você para confeccionar um lindo Xequerê feito de cabaça, miçangas coloridas, linha e muita ginga! Instrumento de percussão vindo da África, presente nas tradições musicais brasileiras, tais como afoxé e o maracatu, o Xequerê reúne ritmo e beleza no seu feitio, além da capacidade de tramar redes e fazer música. No domingo, 22, das 11h às 12h30, haverá a oficina educativa Estamparia Africana.

No dia 28, das 11h às 12h30, é dia do “Memoriball”, um tradicional jogo da memória desenvolvido em duas versões: com escudos de alguns dos grandes clubes brasileiros e outro com as 12 mascotes das Copas do Mundo desde 1966, data da primeira mascote À tarde, das 14h às 15h30, haverá o jogo Artilheiro Adaptado, um jogo educativo desenvolvido para o público ter acesso ao Futebol de Cinco, ou Futebol para Cegos, como a função do chamador, a bola de guizo e as vendas para os jogadores de linha.  No mesmo horário, em paralelo, acontece o Pebolim Humano. No domingo, dia 29, das 11h às 12h30, tem a “Escalação de Botão”.

Museu do Futebol
Data:
 20, 21, 22, 28 e 29 de novembro
Horário: das 9h às 18h (bilheteria até às 17h).
Ingressos: R$ 6,00 – Grátis aos sábados. Meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal)
Local: Praça Charles Müller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu, São Paulo/SP
Classificação Etária: Livre