A exposição “Música Brasilis – Rio Música 450 anos” reúne instrumentos, vídeos e instalações interativas para mostrar um panorama das práticas musicais cariocas, desde os índios tupinambás até os dias de hoje. A mostra chega à Arena Jovelina Pérola Negra no dia 31 de julho, sexta-feira, e segue até o final de agosto. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

No dia da abertura, haverá uma mesa redonda sobre a Pavuna e sua música, com Fábio Judice, Joaquim Ferreira dos Santos e Artur Xexéo. Parte da programação oficial das comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, o projeto é uma iniciativa inovadora, na qual a tecnologia é empregada para sintetizar a riqueza da música de diversas vertentes. O projeto se apoia nos conteúdos reunidos ao longo de cinco anos no portal Musica Brasilis, cujo objetivo é o resgate e difusão de música brasileira de todos os tempos e gêneros.

A curadora da exposição, Rosana Lanzelotte, afirma que essa é uma iniciativa pioneira no país que funciona como um piloto do primeiro museu de música nacional: “O visitante pode percorrer a linha do tempo interativa, entender como funciona a notação musical, através de partituras animadas, e brincar de compor a sua própria música colocando peças em uma mesa. Estarão expostos diversos instrumentos, inclusive um raro piano de 1851, época em que o Rio se estabeleceu como a cidade dos pianos”, acrescenta Rosana.

Após a temporada na Pavuna, “Música Brasilis – Rio Música 450 anos” segue para  a Arena Abelardo Barbosa, na Rua Soldado Eurípedes de Lima, s/n – Guaratiba. Lá a visitação acontece de 4 de setembro a 4 de outubro, de terça a sábado, das 10h às 16h e o telefone é 3404-7980. Depois, de 9 de outubro a 8 de novembro, de terça a sábado, das 10h às 16h, a mostra chega à Arena Dicró, na Rua Flora Lobo – Penha. Os telefones do local são 7951-0203 / 3486-7643

“Exposição Música Brasilis – Rio 450 anos de música”

Abertura: 31 de julho, às 20h – Mesa redonda sobre a Pavuna e sua música, com Fábio Judice, Joaquim Ferreira dos Santos e Artur Xexéo
Visitação: 31 de julho a 30 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 16h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/n, Pavuna
Informações: (21) 2886-3889
Entrada: gratuita
Classificação: Livre
A Arena possui acesso para deficientes físicos e estacionamento gratuito.