No dia 14 de outubro acontece a festa de lançamento do projeto “Senhoras do Calendário”, nos jardins do Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio de Janeiro. Idealizado por Eduardo Araújo, criador do concurso Miss Maturidade Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a iniciativa celebra 10 anos em 2016. Desta vez, a temática escolhida foi “as brincadeiras de criança”.

Sempre com temas inovadores, o projeto social chamou atenção em 2015 ao trazer as modelos, todas maiores de 60 anos, nuas em suas páginas. Esse era um desejo antigo do produtor, que se inspirou em um calendário britânico lançado em 2003, onde seis senhoras inglesas deram o que falar na cidade de North Yorkshire ao aparecerem nuas no impresso para ilustrar a passagem dos meses.

Desta vez, o que se pretende é valorizar as brincadeiras de criança, os bons momentos e as coisas simples da vida. Segundo Araújo “a internet é primordial nos dias de hoje, não consigo me ver sem ela, mas nos foi tirada a inocência da infância, o convívio social de brincar com outras crianças, de se machucar na rua e de subir em árvores. Tudo é pela internet e essas senhoras acabam ficando muito solitárias. Minha intenção foi recordar a infância maravilhosa que tivemos”, destaca o produtor que convida todos a voltarem a ser criança. Já as fotos são assinadas por Gal Oliveira e Filipe Menegoy, e a edição de imagem e design é de Matheus Augusto.