Obras com o tema “Tempo” serão exibidas na V Bienal da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (CMAHO), no centro do Rio. Trata-se do evento inaugural do calendário cultural que vai comemorar os 200 anos de fundação da Escola de Belas Artes em 2016.
As obras, que ficarão expostas até fevereiro de 2016, são inspiradas no tema tempo. “O tempo ajuda a tratar de coisas que somos incapazes de mudar. O tempo traz formas de resistência às necessidades materiais, possibilitando criar mitos, crenças, conceitos inspirados pela imaginação. O tempo torna-se elemento revelador do corpo como plataforma de desejos e limitações. Experiências que buscam controlar a cultura sob o pretexto do poder do racionalismo”.
“A Bienal é oficialmente o primeiro evento dos 200 anos da Escola de Belas Artes. A Bienal divulga para o Brasil e para o mundo a produção contemporânea dos nossos futuros artistas, mostrando que o universo acadêmico soube se atualizar”, destaca Carlos Terra, que pelo sexto ano está à frente da direção da EBA.