O curta-metragem ‘O-Cé-An’ (12min) foi selecionado para a Mostra Competitiva Oficial do 11º Los Angeles Brazilian Film Festival, considerado o maior festival de cinema brasileiro no exterior, que acontecerá de 17 a 20 de dezembro, no Monica Film Center (Laemmle’s Theater), ao lado da conhecida Promenade. Com exibição marcada para 19 de dezembro, às 19h15 (hora local), o filme conta a história de Ocean (Georgiana Góes), uma mulher feita de barro, que, em uma praia sem nome, está à espera da liberdade que tanto sonha conquistar. Ela quer se libertar das mãos apaixonadas do Escultor (Júlio Adrião) que a protegem, mas, ao mesmo tempo, a aprisionam. Descobrindo sua força, ela faz de tudo para quebrar esta barreira que a separa do mundo. É tudo ou nada.
“Esse filme é um ato de amor coletivo, de uma equipe muito envolvida e decidida a fazer um bom filme. Tivemos neste processo uma grande aventura e estamos todos muito felizes em poder apresentá-lo ao mundo”, conta Priscila Guedes, roteirista e diretora do curta. A mensagem central da história é para que as mulheres nunca desistam dos seus sonhos. “Em algumas situações me deparei com o conflito entre amor e possessividade. Muitas vezes o amor cega mesmo e impede os envolvidos de perceber o que é melhor de para si. Esta história representa a vitória de todas as mulheres que já viveram relações abusivas e conseguiram se libertar para uma vida autônoma. A alegoria foi feita para unificar o personagem feminino traduzindo a voz de todas as mulheres, de qualquer raça, nacionalidade e cultura”, resume Priscila.
Além de ter seu filme selecionado para a Mostra Competitiva Oficial, Priscila Guedes apresentará duas conferências no Brazilian Film Market, onde produtores brasileiros podem ter contato direto com analistas do mercado americano para apresentação de projetos. Nos dias 18 e 19 de dezembro, a cineasta falará sobre Cinema XR e XRBR, no “Brazilian Hub of X-Reality”, apresentando o mercado de realidades virtual, aumentada e mista no Brasil e o hub cofundado por ela, que já reúne 116 empresas brasileiras de XR associadas.
Sobre Priscila Guedes
Após estudar Relações Internacionais na UNESA e Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Priscila Guedes morou mais de doze anos na Europa. E foi na França que ela realmente se encontrou: formou-se em Cinema e tornou-se especialista em Alta Tecnologia da Imagem Cinematográfica, em Les Ateliers de l’Image et du Son.
Priscila Guedes assina alguns trabalhos como diretora de fotografia de longas-metragens de ficção no cinema Europeu, como “Skokan”, de Petr Václav, e “Um perfil para dois”, de Stéphane Robelin, filme que lhe proporcionou a elegibilidade ao Le César, em 2018, na categoria Melhor Direção de Fotografia. A cineasta é cofundadora da Associação Brasileira de empresas XR.