Curtas do ‘Cinema Leva Eu’ são selecionados para festival no Uruguai

Quatro filmes de jovens da Baixada Fluminense serão exibidos no Festival de Piriápolis 2024

"Pé de Cabra", dirigido por Bruno Santiago é um dos filmes do projeto social "Cinema Leva Eu" (Foto: Divulgação)

Quatro filmes do projeto social “Cinema Leva Eu”, uma iniciativa da Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho, foram selecionados para o 21º Festival Internacional Piriápolis de Película. O evento será realizado em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 18 e 20 de outubro de 2024. A participação destaca o trabalho realizado na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, com foco na formação de jovens e adultos no campo do audiovisual.

Os filmes selecionados para o festival são: “Pé de Cabra”, dirigido por Bruno Santiago; “9 H em Deodoro”, de Dorgo DJ; “FNM – A Vila de Operários”, de Maria Carolina Gomes; e “Quem Faz o Rio”, de Vitória Dias. Essas produções foram desenvolvidas por alunos do projeto, que busca democratizar o acesso ao cinema na Baixada Fluminense, oferecendo formação gratuita e apoio logístico, como alimentação e transporte, para os participantes.

O diretor da EBAV, Sergio Assis, a presidente da FANTLATAM e membro da Academia Brasileira de Cinema, Monica Trigo, e o diretor do filme “Pé de Cabra”, Bruno Santiago, estarão presentes no festival, representando o projeto e as obras selecionadas.

O projeto “Cinema Leva Eu” é voltado para moradores da Baixada Fluminense, com o objetivo de promover a produção de curtas-metragens e preparar novos profissionais para o setor audiovisual. Os participantes devem ter no mínimo 18 anos e residir na região. A iniciativa busca ampliar a representatividade tanto na frente quanto atrás das câmeras, incentivando que as histórias locais sejam contadas.

O Festival Internacional Piriápolis de Película acontece anualmente e tem como objetivo divulgar produções audiovisuais de diferentes países da América Latina, promovendo o intercâmbio cultural e o fortalecimento da indústria cinematográfica regional.