Documentário ‘Amor Radical’ estreia na Mostra SP e celebra Satish Kumar

O documentário “Amor Radical”, que destaca o legado do ativista e ex-monge Satish Kumar, será exibido na 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com direção de Julio Hey, o filme estreia oficialmente nos cinemas no dia 31 de outubro e estará disponível em novembro na plataforma Aquarius. Este é o primeiro filme original da Aquarius a ser selecionado para um festival de cinema. A produção é da Café Royal, com distribuição da Downtown Filmes.

A exibição do documentário ocorrerá no dia 26 de outubro, na Sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira. O evento contará com um debate antes da sessão, às 15h20, com a participação do diretor Julio Hey, de Satish Kumar (online) e de Luiza Voll, diretora criativa da @contente.vc. A sessão do filme começará às 16h20.

"Amor Radical" estreia em outubro e destaca legado de Satish Kumar (Foto: Divulgação/Café Royal)
“Amor Radical” estreia em outubro e destaca legado de Satish Kumar (Foto: Divulgação/Café Royal)

“Amor Radical” explora a jornada de Satish Kumar, conhecido por sua caminhada de 13 mil quilômetros pela paz durante a Guerra Fria. O filme também aborda o impacto do ativista na promoção de uma visão de mundo baseada na simplicidade, colaboração e amor. A produção busca oferecer uma nova perspectiva para as crises ambientais e sociais, valorizando a interdependência e a diversidade da vida.

O diretor Julio Hey comentou sobre o projeto: “Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução, e eu sinto que ela começa dentro da gente”. Ele também destacou o impacto pessoal de conhecer Satish Kumar, afirmando que o ativista trouxe uma nova forma de entender o ativismo, a partir de um “lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso”.

Satish Kumar, atualmente com 87 anos, fundou o Schumacher College, uma instituição de referência em ecologia profunda e cultura de não violência. O documentário acompanha suas reflexões sobre o ativismo e a espiritualidade, mostrando que suas ações são movidas por um compromisso com a vida e a simplicidade.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo deste ano homenageia a Índia, país onde Satish começou sua jornada como monge e ativista. Ele esteve no Brasil recentemente para lançar seu livro “Amor Radical” e participar de eventos voltados para a ecologia e o ativismo.