Drama ‘Mais Pesado é o Céu’ de Petrus Cariry chega aos cinemas em agosto

Road movie cearense estreia em agosto com exibição em festivais e prêmios internacionais

O filme “Mais Pesado é o Céu”, dirigido por Petrus Cariry, estreia em 8 de agosto nos cinemas brasileiros. Este é o sétimo longa-metragem de Cariry, um road movie ambientado no sertão do Ceará, que narra a história de Antônio, interpretado por Matheus Nachtergaele, e Teresa, vivida por Ana Luiza Rios. O casal se encontra em um Brasil marcado pela crise moral e política e decide pegar a estrada em busca de uma nova vida. Durante a jornada, eles acolhem um bebê abandonado, formando uma família improvável.

Filme "Mais Pesado é o Céu" estreia com Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios (Foto: Divulgação)
Filme “Mais Pesado é o Céu” estreia com Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios (Foto: Divulgação)

“Mais Pesado é o Céu” aborda temas como solidão, afeto, maternidade e solidariedade. “O cenário nordestino pode trazer uma experiência de vida muito intensa para as personagens e influenciar seus comportamentos e perspectivas”, afirma Cariry. A complexidade emocional dos protagonistas é destacada pela relação entre a paisagem do sertão e as emoções que enfrentam.

O filme já foi exibido em 20 festivais, conquistando prêmios como o German Independence Award no 30º Oldenburg International Film Festival, na Alemanha, e melhor filme no 25º Festin, em Portugal, e no 20º Fantaspoa, em Porto Alegre. No Festival de Cinema de Gramado de 2023, Cariry ganhou os prêmios de melhor direção, fotografia e montagem, enquanto Ana Luiza Rios recebeu o Prêmio Especial do Júri por sua atuação.

Filme “Mais Pesado é o Céu” estreia com Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios (Foto: Divulgação)

“O olhar e o caminhar de Teresa foram elementos que me convocaram para perto dela e de sua história”, comenta Ana Luiza Rios. Ela destaca a jornada de sua personagem em meio a uma sociedade patriarcal e violenta. Matheus Nachtergaele descreve seu personagem, Antônio, como um paulistano rancoroso que encontra uma mulher mais forte. “O filme fala sobre as novas posições da masculinidade e da feminilidade no mundo contemporâneo”, diz o ator.

O elenco também conta com Silvia Buarque, Danny Barbosa e Buda Lira. As filmagens ocorreram em Quixadá e Nova Jaguaribara, no Ceará, em 2021, com o Açude Castanhão como um dos cenários. A produção é da Iluminura Filmes, com distribuição da Sereia Filmes e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Paulo Gustavo.

Leia também: