Estreias do cinema no Brasil para janeiro de 2018

O Almanaque da Cultura fez uma lista dos filmes que vão estrear nos cinemas do Brasil no mês de janeiro de 2018. Logo no início do mês, no dia 4 de janeiro, destacamos o lançamento do aguardado longa de ação “Jumanji: Bem-vindo à Selva”, com Dwayne Johnson, Kevin Hart e Jack Black no elenco. Em 11 de janeiro, “O Touro Ferdinando”, de Carlos Saldanha, o diretor de “Rio”, vai contar a história de um touro gigante com um grande coração. Em 18 de janeiro, o mês começa a ficar mais sombrio por conta do quarto filme da franquia “Sobrenatural”, onde a doutora Elise Rainier (Lin Shaye) é chamada para resolver o caso de uma assombração no Novo México, localizada justamente na casa em que ela passou a infância. Já na última semana do mês de janeiro, os cinemas recebem a animação brasileira “Peixonauta – O Filme”, e o filme de ficção científica “Maze Runner: A Cura Mortal”.

Quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Viva: A Vida é uma Festa (Coco)

Apesar de a música ter sido banida há gerações em sua família, Miguel (voz do novato Anthony Gonzalez) sonha em se tornar um grande músico como seu ídolo, Ernesto de la Cruz (voz de Benjamin Bratt). Desesperado para provar o seu talento, Miguel se vê na deslumbrante e pitoresco Mundo dos Mortos seguindo uma misteriosa sequência de eventos. Ao longo do caminho ele conhece o trapaceiro encantador Hector (voz de Gael García Bernal), e juntos eles partem em uma jornada extraordinária para descobrir a verdade por trás da história da família de Miguel. Dirigido por Lee Unkrich (“Toy Story 3”), codirigido por Adrian Molina (story artist de “Universidade Monstros”) e produzido por Darla K. Anderson (“Toy Story 3”), “Viva – A Vida é uma Festa”, da Disney Pixar, estreia nos cinemas dia 04 de janeiro de 2018. Estados Unidos, 2015, de Lee Unkrich (Disney). Gênero: animação. Elenco: Anthony Gonzalez, Benjamin Bratt, Gael García Bernal. 3D. Classificação: Livre

Jumanji: Bem-vindo à Selva (Jumanji – Welcome To The Jungle)

>> Assista ao primeiro trailer do reboot “Jumanji”

Quatro adolescentes encontram um videogame cuja ação se passa numa floresta tropical. Empolgados com o jogo, eles escolhem seus avatares para o desafio, mas um evento inesperado faz com que sejam transportados para dentro do universo fictício, transformando-se nos personagens da aventura. Estados Unidos, 2016, de Jake Kasdan (Sony). Gênero: ação. Elenco: Dwayne Johnson, Kevin Hart, Jack Black. 3D. Classificação: 12 anos.

A Primeira Noite de um Homem (The Graduate)

Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft), uma amiga de seus pais. A relação se complica ainda mais quando o rapaz se vê forçado pelos pais a ter um encontro com a filha dela, Elaine (Katharine Ross). Estados Unidos, 1967, de Mike Nichols (Zeta Filmes). Gênero: comédia dramática. Elenco: Anne Bancroft, Dustin Hoffman, Katharine Ross. Classificação: 14 anos

The Square: A Arte da Discórdia (The Square)

Grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, o filme conta a história de Christian, respeitado diretor de um museu de arte contemporânea de Estocolmo que se envolve em situações inesperadas após o roubo de seu celular. Enquanto isso, Christian se prepara para receber uma nova exposição: The Square, cuja proposta é convidar os visitantes a refletir sobre seu papel como seres humanos responsáveis e altruístas. Porém, a inesperada campanha de divulgação da instalação acaba provocando resultados desastrosos. Suécia, Alemanha, Dinamarca, França, 2017], de Ruben Östlund (Pandora Filmes). Gênero: comédia dramática. Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss, Dominic West. Classificação: 14 anos

120 Batimentos por Minuto (120 battements par minute)

França, início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan (Arnaud Valois) logo fica impressionado com a dedicação de Sean (Nahuel Pérez Biscayart) junto ao grupo, apesar de seu estado de saúde delicado. França, 2017, de Robin Campillo (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Nahuel Pérez Biscayart, Arnaud Valois, Adèle Haenel. Classificação: 16 anos.

Quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O Touro Ferdinando (Ferdinand)

“O Touro Ferdinando” conta a história de um touro gigante com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Determinado a voltar para sua família, ele se une a uma equipe desajustada na aventura final. Situado na Espanha, Ferdinando prova que você não pode julgar ninguém pela sua aparência. De Blue Sky Studios e Carlos Saldanha, o diretor de “Rio”, e inspirado pelo amado livro “A História de Ferdinando”, de Munro Leaf e Robert Lawson, “O Touro Ferdinando” é uma emocionante aventura de comédia animada com um elenco internacional de estrelas que inclui John Cena, Kate McKinnon, Gina Rodriguez, Anthony Anderson e muito mais. Estados Unidos, 2016, de Carlos Saldanha (Fox). Gênero: animação. Elenco: John Cena, Kate McKinnon, Gina Rodriguez. 3D.

O Destino de uma Nação (Darkest Hour)

Winston Churchill (Gary Oldman) está prestes a encarar um de seus maiores desafios: tomar posse do cargo de Primeiro Mnistro da Grã-Bretanha. Paralelamente, ele começa a costurar um tratado de paz com a Alemanha nazista que pode significar o fim de anos de conflito. Reino Unido, 2016, de Joe Wright (Universal). Gênero: biografia. Elenco: John Hurt, Lily James, Gary Oldman.

A Livraria (The bookshop)

No final da década de 50, uma mulher recém-chegada em uma pacata cidade do litoral da Inglaterra decide abrir uma livraria. Contudo, sua iniciativa é vista com maus olhos pela conservadora comunidade local, que passa a se opor tanto a ela quanto ao seu negócio, obrigando-a lutar por seu estabelecimento. Espanha, Alemanha, Reino Unido, 2017, de Isabel Coixet (Cineart Filmes). Gênero: drama. Elenco: Emily Mortimer, Bill Nighy, Patrícia Clarkson.

O Estrangeiro (The Foreigner)

Quan (Jackie Chan) é dono de um típico restaurantes chinês em Londres, capital da Inglaterra. Após um misterioso ataque de um grupo de terroristas irlandeses ao seu estabelecimento, ele tem sua vida e família devastadas. Sem muito apoio da polícia local, ele vai buscar vingança com suas próprias mãos. Reino Unido, China, 2017, de Martin Campbell (Diamond Films). Gênero: ação. Elenco: Jackie Chan, Pierce Brosnan, Katie Leung.

O Motorista de Táxi (Taeksi woonjunsa)

Em maio de 1980, um taxista de Seul recebe uma proposta de um repórter estrangeiro que consiste em transportá-lo para Gwangju e depois voltar para o local de origem por uma bagatela que cobrirá meses de seu aluguel pedente. No local, o taxista descobre uma realidade que ainda não conhecia: a ditadura militar na Coreia, quando centenas de civis foram massacrados pelo governo. Coreia do Sul, 2017, de Hun Jang (California Filmes). Gênero: ação. Elenco: Kang-ho Song, Thomas Kretschmann, Hae-jin Yoo.

Lou (Lou Andreas Salomé)

A escritora e psicanalista Lou Andreas-Salomé decide reescrever suas memórias aos 72 anos. Ela relembra sua juventude em meio à comunidade alemã de São Petersburgo. Desde criança, sonhava em ser intelectual e estava determinada a nunca se casar ou ter filhos. Além de trabalhar com nomes famosos, ela escreve sobre os relacionamentos conturbados com Nietzsche e Freud, além da paixão por Rilke e conflitos entre autonomia e intimidade, junto com o desejo de viver sua liberdade. Alemanha, 2017, de Cordula Kablitz-Post (Cineart Filmes). Gênero: biografia. Elenco: Katharina Lorenz, Nicole Heesters, Liv Lisa Fries.

Sailing Band (Sailing band)

Quando uma banda tem uma turnê marcada pelo Caribe, um documentarista acompanha o grupo para registrar as apresentar. Além de registrar as dificuldades de convivência entre várias pessoas juntas e captar a íntima relação entre elas, o documentário mostra o obstáculo que a banda enfrentou ao chegar para fazer a turnê e ter esquecido de alugar um barco. Brasil, 2017, de Denis Nielsen (Downtown/Paris). Gênero: documentário.

Quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Correndo Atrás de Um Pai (Father Figures)

Quando descobrem que sua mãe está mentindo para eles sobre o susposto falecimento de seu pai biológico, dois irmãos decidem pegar a estrada para procurar o senhor e reparar o feito do passado.  Estados Unidos, 2016, de Lawrence Sher (Paris). Gênero: comédia. Elenco: Owen Wilson, Ed Helms, J.K. Simmons.

Gaby Estrella (Gaby Estrella)

Depois do grande sucesso no mundo da música, a adolescente Gaby Estrella (Maitê Padilha) começa a sofrer com a concorrência de um novo ídolo teen, Natasha (Luisa Prochet). Para voltar às paradas de sucesso, ela precisa voltar as suas origens, na cidade do interior Vale Mirim. Brasil, 2016, de Claudio Bockel (Downtown/Paris). Gênero: infantil. Elenco: Maitê Padilha, Barbara Maia, Regina Sampaio.

Sobrenatural: A Última Chave (Insidious: The Last Key)

Neste quarto filme da franquia Sobrenatural, a doutora Elise Rainier (Lin Shaye) é chamada para resolver o caso de uma assombração no Novo México, localizada justamente na casa em que ela passou a infância. Estados Unidos, 2016, de Adam Robitel (Sony). Gênero: terror. Elenco: Josh Stewart, Lin Shaye, Javier Botet, Spencer Locke.

Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name)

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega. França, Itália, Estados Unidos, Brasil, 2017, de Luca Guadagnino (Sony). Gênero: drama. Elenco: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg. Classificação: 14 anos.

Não se aceitam devoluções (Não se aceitam devoluções)


Juca Valente (Leandro Hassum) é dono de um quiosque no litoral de São Paulo e só quer saber de diversão. Eterno namorador, ele detesta grandes responsabilidades e não pensa em ter nada sério com ninguém. Mas sua vida toma um rumo totalmente diferente quando uma ex-namorada americana larga um bebê com ele e desaparece. Juca então parte para os Estados Unidos na intenção de devolver a criança, sem nem imaginar que começaria a gostar da ideia de ser pai. Brasil, 2017, de André Moraes (Fox). Gênero: comédia. Elenco: Leandro Hassum, Laura Ramos, Zéu Britto.

Pela Janela (Pela Janela)

O filme conta a história de Rosália (Magali Biff), uma operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Ela é demitida, e, deprimida, é consolada pelo irmão José (Cacá Amaral), que resolve levá-la junto com ele em uma viagem de carro até Buenos Aires. Na viagem, Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana, começando uma jornada que sutilmente transformará uma parte essencial dela mesma. Brasil, 2017, de Caroline Leone (Vitrine Filmes – Sessão Vitrine Petrobras). Gênero: drama. Elenco: Magali Biff, Cacá Amaral.

Western (Western)

Um grupo de operários alemães vai trabalhar em uma construção na fronteira entre a Bulgária e a Grécia. Esta terra estrangeira e sua bela paisagem despertam o espírito de aventura dos homens; porém, eles também precisam encarar seus próprios preconceitos e desconfianças devido à barreira do idioma e às diferenças culturais. O cenário torna-se rapidamente propício ao confronto quando os homens começam a competir pelo reconhecimento e favorecimento dos habitantes locais. Alemanha, Bulgária, Áustria, 2017, de Valeska Grisebach (Zeta Filmes). Elenco: Meinhard Neumann, Reinhardt Wetrek, Waldemar Zang. Classificação: 14 anos

A Noiva do Deserto (La Novia del Desierto)

Teresa (Paulina Garcia) sempre trabalhou na mesma casa em Buenos Aires como empregada doméstica. Quando a família decide vender a casa, ela perde o emprego. Chamada para ajudar na preparação de um casamento em uma cidade do interior, ela inicia viagem, mas no caminho, esquece a bolsa dentro do trailer de Gringo (Claudio Rissi), um vendedor ambulante. Esse inexperado incidente irá se tornar a salvação e libertação que Teresa estava precisando. Argentina, Chile, 2017, de Cecilia Atán, Valeria Pivato (Imovision). Gênero: drama. Elenco: Paulina García, Claudio Rissi.

Minha amiga do parque (Mi amiga del parque)

São dias difíceis para Liz, mãe de primeira viagem de Nicanor e esposa de Gustavo, de viagem filmando no Chile. Liz parece perdida e sozinha e passeia todos os dias no parque ao lado de sua casa. Lá conhece um grupo de mães e pais e faz amizade com Rosa, suposta mãe de Clarissa e irmã da instável Renata. Nessa intensa amizade, ambas criam uma cumplicidade especial, na qual as novas amigas dividem confissões, tarefas domésticas, o cuidado de seus filhos e pouco a pouco o mais preocupante: muita desconfiança. Argentina, 2016, de Ana Katz (Descoloniza Filmes). Gênero: drama. Elenco: Julieta Zylberberg, Ana Katz, Daniel Hendler.

Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Maze Runner: A Cura Mortal (Maze Runner: The Death Cure)

No final épico da saga Maze Runner, Thomas lidera seu grupo de Clareanos em fuga em sua missão final e mais perigosa até então. Para salvar seus amigos, eles devem invadir a lendária Última Cidade, um labirinto controlado pela CRUEL que pode vir a ser o labirinto mais mortal de todos. Qualquer um que o complete vivo, receberá respostas às perguntas que os Clareanos têm feito desde que chegaram ao labirinto. Estados Unidos, 2017, de Wes Ball (Fox). Gênero: ficção científica. Elenco: Dylan O’Brien, Nathalie Emmanuel, Kaya Scodelario. 3D.

Encolhi a Professora (Hilfe, ich hab meine Lehrerin geschrumpft)

Felix Vorndran (Oskar Keymer) é um jovem de onze anos de idade que estuda em uma escola cuja diretora, Frau Dr. Schmitt-Gössenwein (Anja Kling), é uma verdadeira peste. Certo dia, Felix, determinado a se vingar desta professora, arma um esquema maluco que tem consequências complicadas: a diretora acaba encolhendo e se tornando uma miniatura de si mesma. Alemanha, Áustria, 2015, de Sven Unterwaldt Jr. (Mares/Alpha Filmes). Gênero: comédia. Elenco: Anja Kling, Oskar Keymer, Axel Stein. Classificação: 10 anos

A Melhor Escolha (Last Flag Flying)

Depois de anos, uma tragédia reuniu esses velhos e bons amigos novamente. Com Steve Carrel, Bryan Cranston e Laurence Fishburne. A Melhor Escolha chega aos cinemas dia 25 de Janeiro. Estados Unidos, 2017, de Richard Linklater (Imagem). Gênero: comédia dramática. Elenco: Bryan Cranston, Steve Carell, Laurence Fishburne.

The Post: A Guerra Secreta (The Post)

Ben Bradlee (Tom Hanks) e Kat Graham (Meryl Streep), editores do The Washington Post, recebem um enorme estudo detalhado sobre o controverso papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã e enfrentam de tudo para publicar os bombásticos documentos. Estados Unidos, 2017, de Steven Spielberg (Universal). Gênero: drama. Elenco: Meryl Streep, Tom Hanks.

Sem Fôlego (Wonderstruck)

Ben e Rose são crianças de duas eras distintas que, secretamente, desejam vidas diferentes. Ben anseia pelo pai desconhecido, enquanto Rose sonha com uma atriz misteriosa. Quando Ben descobre uma pista e Rose lê uma manchete atraente no jornal, ambas as crianças partem em jornadas que se desenrolam com uma simetria fascinante. Baseado no aclamado romance de Brian Selznick, “Sem Fôlego” é dirigido por Todd Haynes. Estados Unidos, 2017, de Todd Haynes (H2O). Gênero: drama. Elenco: Oakes Fegley, Millicent Simmonds, Julianne Moore.

Artista do Desastre (The Disaster Artist)

Greg Sestero (Dave Franco), amigo de Tommy Wiseau (James Franco) e co-estrela do filme “The Room”, relembra curiosidades da produção, considerada até hoje um dos piores filmes já produzidos. Dirigido, escrito e estrelado por Tommy Wiseau em 2003, o longa, que possui uma história desconexa, diálogos absurdos e atuações destoantes, desperta ainda a atenção do publico no circuito midnight. Estados Unidos, 2017, de James Franco (Warner). Gênero: drama. Elenco: James Franco, Dave Franco, Seth Rogen.

Visages, Villages (Visages Villages)

O documentário retrata uma experiência fotográfica e cinematográfica de duas grandes pessoas conhecidas por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta, e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, viajam por algumas regiões da França, bem longe dos centros urbados, com um caminhão que captura imagens de forma mágica. França, 2016, de Agnès Varda, JR (Fênix Filmes). Gênero: documentário.

Ella e John (The Leisure Seeker)

Lá pelos 70 e poucos anos, o casal de aposentados, Ella (Helen Mirren) e John (Donald Sutherland), decide fazer uma última viagem pelo país juntos. Desafiando as probabilidades os dois embarcam numa aventura que vai de Boston para The Ernest Hemingway Home em Key West. Itália, França, 2017, de Paolo Virzì (Sony). Gênero: drama. Elenco: Helen Mirren, Donald Sutherland, Chelle Ramos.

A Repartição do Tempo (A Repartição do Tempo)

Brasília, início da década de 1980. O REPI (Registro de Patentes e Invenções) acaba de ser capa de uma importante revista nacional, que o coloca como exemplo da burocracia existente no governo. Lisboa (Eucir de Souza), o chefe do departamento, não gosta nem um pouco da reportagem e decide cobrar atitude de seus funcionários, que fazem de tudo menos trabalhar. Paralelamente, o dr. Brasil (Tonico Pereira) deseja patentear uma máquina do tempo. Ele deixa o aparelho no REPI e, ao ser colocado no estoque, Jonas (Edu Moraes) acidentalmente o aciona e, consequentemente, volta no tempo. Ao descobrir o ocorrido, Lisboa elabora um plano de forma a obrigar os funcionários a realmente trabalharem, mesmo que para tanto eles precisem ser mantidos em cativeiro. Brasil, 2017, de Santiago Dellape (O2 Play Filmes). Gênero: comédia. Elenco: Eucir de Souza, Edu Moraes, Bianca Müller. Classificação: 14 anos.

Peixonauta – O Filme (Peixonauta – O Filme)

Uma aventura de Peixonauta e seus amigos, pela primeira vez na cidade grande e longe da segurança do Parque das Árvores Felizes. Peixonauta, Marina e Zico saem do Parque em busca do Dr. Jardim, e dos primos Pedro e Juca, mas ao chegarem à cidade grande encontram tudo vazio. Após investigarem melhor, percebem que as pessoas não sumiram, mas sim encolheram. Estão minúsculas e por isso a cidade parece deserta. Agora Peixonauta e seus amigos terão que descobrir a causa do encolhimento de todos e salvar a cidade. Brasil, 2017, de Kiko Mistrorigo, Célia Catunda (RioFilme). Gênero: animação.