“Colhendo Estrelas”, assim se chama a exposição gratuita que tem produção de Angela de Oliveira, direção de arte de Samara Sieber e acontece até o próximo dia 17 de novembro, no Templo da Arte, em São Paulo. Entre pinturas, esculturas e balé, a mostra reúne 40 obras de dez renomados artistas brasileiros, como de Luís Bayon, que, entre vários prêmios, já teve sua escultura premiada na 9ª Bienal de Malta, arquipélago ao sul da Itália.

Natural de Barcelona, Espanha, Bayón chegou ao Brasil aos dez anos, acompanhado de seus pais, instalando-se na cidade de São Paulo, onde desenvolveu sua formação e estudos. O interesse pela escultura começou na época de faculdade quando tinha aula com o escultor Nicolas Vlavianos, a partir de então, começou a desenvolver projetos próprios de escultura em ferro e inox.

Dedicando-se posteriormente ao estudo da escultura em pedra com outros importantes escultores, como o paulista Alvaro Franklin, o suíço Rinaldo Willi e o espanhol Mariano Andrés Vilella. “Dedico-me à arte há 32 anos, mas me considero um eterno estudante da escultura; ao mesmo tempo desenvolvo atividades didáticas há mais de vinte anos. Como professor de arte, escultura e modelagem, já lecionei em várias escolas e universidades de São Paulo e Barcelona”, conta Bayón, que já expôs suas obras em vários países e já ganhou importantes prêmios.

A bailarina itapetiningana Beatriz do Nascimento de Almeida, que se apresenta na exposição “Colhendo Estrelas” (Foto: Divulgação)

Outra grande artista da mostra é a bailarina itapetiningana Beatriz do Nascimento de Almeida, de apenas 14 anos, que se dedica à dança desde 2003. Sua disciplina e amor pelo balé a ajudaram na conquista do 1º lugar no Festival Valentina Kozlova Internation Ballet Competition (VKIBC), que ocorreu na cidade de Posadas, Argentina, em agosto deste ano. No vernissage da Colhendo Estrelas, ela se apresentou ao som da harpa de Cely Rodrigues, recitação de poemas por Samara Sieber e cenário criado pela artista plástica Márcia Vinhas Fernandes.

Além dessas, as outras estrelas da exposição são Dalton Romão, Pathy Esse, Roberta Urquiza, Patrícia Amato, Mizael Lima, Gustavo Jardim, Reynaldo Berto, Eloísa B. Costal e o também premiado Luiz Cavalli.

“A ideia da mostra é criar uma ‘experiência de arte’, propor um mergulho, um voo. O que é colher estrelas para você? Para nós, arte é, citando Ariano Suassuna, missão, vocação e festa. As artes estão invadindo umas às outras e, a partir dessa percepção, preparamos uma surpresa que envolve balé, música e poesia”, explica Samara, responsável pela direção de arte. “Nossa intenção é que todos saiam do evento tendo colhido estrelas”, complementa a produtora cultural Angela.

O Templo da Arte em São Paulo fica na Rua Costa Aguiar, 1013 – Ipiranga, São Paulo. Informações pelo telefone (11) 2063-7443.

Exposição “Colhendo Estrelas”
Datas e horários: até 17 de novembro, das 9 às 17h, de segunda à sexta
Local: Templo da Arte – Rua Costa Aguiar, 1013 – Ipiranga, São Paulo
Telefone: (11) 2063-7443
Entrada Gratuita