Dois dos maiores cineastas italianos de todos os tempos, Bernardo Bertolucci e Marco Bellocchio, confirmaram presença no 11º Festival de Cinema Italiano no Brasil, que acontecerá em São Paulo este ano. Os diretores (que já atuaram juntos em “Amor e Raiva”, de 1969) serão recebidos com uma festa no Auditório Ibirapuera, durante a abertura do evento, no dia 24 de novembro. Além da exibição de filmes de Bertolucci e Bellocchio, o festival 2015 – o maior do gênero no cenário brasileiro – também trará as principais produções italianas da atualidade.
Sobre Bernardo Bertolucci
Um dos mais reconhecidos diretores italianos do mundo. Dirigiu vários filmes de sucesso, como “O Último Tango em Paris”, “O Céu Que Nos Protege” e “Beleza Roubada”. Ganhou o Oscar de melhor diretor e roteiro com o filme “O Último Imperador”. Em 1990, gravou em Marrocos o filme “O Céu Que Nos Protege”, baseado no romance de Paul Bowles. Três anos depois, foi a vez de “O Pequeno Buda”, com Keanu Reeves, ambientado no Nepal e nos Estados Unidos. Em 2007, recebeu o “Leão de Ouro” pela carreira na Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza. Em 2011, recebeu a “Palma de Ouro Honorária” no Festival de Cannes.
Sobre Marco Bellocchio
Um dos maiores cineastas e roteiristas da Itália. Dirigiu em conjunto com Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, Jean Luc Godard e Carlo Lizzani o filme “Amor e Raiva”, em 1969. Ao longo de sua carreira, foi vencedor de diversos prêmios. Dentre os filmes premiados, destacam-se “La Cina è Vicina” (1967), “Salto nel Vuoto” (1980), “Vincere” (2011) e “Bella Addormentata” (2012).