A GloboNews renova, pelo quarto ano consecutivo, a sua parceria com o Festival do Rio e realiza uma série de eventos gratuitos no RioMarket, a área de negócios do Festival. Nos dias 3 e 4 de outubro, o canal de notícias leva alguns de seus profissionais ao evento para discutir o novo formato dos telejornais e o processo de escolha das pautas, além de exibir a pré-estreia dos documentários “Morte e Vida Severina” e “Boa Noite, Solidão”.
No sábado, dia 3 de outubro, às 15h, o apresentador Sérgio Aguiar, o editor-chefe Nelson Garrone e alguns comentaristas do “Em Pauta”, como Gerson Camarotti, Sandra Coutinho e Elisabete Pacheco, estarão no evento para discutir o formato inovador e dinâmico do telejornal e o olhar diferenciado que ele tem sobre a cobertura diária. Às 19h30, Gerson Camarotti se une à diretora Cristina Aragão para a pré-estreia do documentário “Morte e Vida Severina”, que levou o repórter pernambucano a percorrer mais de mil quilômetros para refazer o caminho do personagem épico do poema de João Cabral de Melo Neto, 60 anos depois de escrito. Depois da exibição, Camarotti e Cristina conversam com o público.
GLOBO NEWS29/09/2015GloboNews discute novos formatos de jornalismo e promove pré-estreias…Gerson Camarotti e a diretora Cristina Aragão no sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação/Globo)No domingo, dia 4 de outubro, a GloboNews reúne os repórteres especiais Geneton Moraes Neto e Fernando Gabeira em uma mostra que mergulhará no universo de escolha das pautas e dos personagens, além de discutir o uso de equipamentos mais simples no jornalismo de televisão. A diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra, participa da discussão, que será mediada por Marcia Monteiro, chefe de redação de programas do canal. A pré-estreia desta noite fica por conta do documentário “Boa Noite, Solidão”, dirigido por Geneton Moraes Neto e gravado em Solidão, em Afogados da Ingazeira e em Tabira, cidades vizinhas, no sertão pernambucano. Ele mostra quem são e como vivem personagens que nunca saíram do sertão e o que imaginam sobre a vida nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Ainda no sábado, às 17h, o canal exibe o documentário “Intolerância”, sobre histórias de agressões e fé de vítimas de casos de intolerância religiosa registrados em todo país, seguido por um debate com a diretora Renata Baldi, o produtor Claudio Renato e o supervisor de programas da GloboNews Marcelo Lins. No domingo, no mesmo horário, o canal exibe o documentário “Que Mundo É Esse?”, que leva André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli a mostrar a inacreditável histórias dos curdos, o maior povo do mundo sem uma nação. São mais de 30 milhões de pessoas, entre terroristas, refugiados, vítimas de genocídio, guerreiros da liberdade, que buscam sua independência e o reconhecimento de seus direitos. Na semana seguinte, de 5 a 9 de outubro, o canal exibe, sempre às 19h, documentários relacionados ao Estado Islâmico.