Filme ‘Grande Sertão’ estreia no Complexo do Alemão com sessão gratuita

Evento no Alemão contará terá debate com Guel Arraes e terá presença de Caio Blat e outros atores.

O filme “Grande Sertão”, dirigido por Guel Arraes, terá sua pré-estreia no Cine Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na próxima quinta-feira, 23 de maio, às 20h. O evento, aberto ao público, contará com um debate após a exibição, com a presença do diretor e do elenco, incluindo Caio Blat, Luellem de Castro e Mariana Nunes.

Guel Arraes, conhecido por trabalhos como “O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro“, também assina o roteiro ao lado de Jorge Furtado. A produção é de Manoel Rangel, Egisto Betti e Heitor Dhalia, e a adaptação traz o universo da violência dos jagunços do sertão para um cenário urbano, dominado por organizações criminosas, em uma periferia cercada por muros gigantescos e em um tempo indeterminado.

“Grande Sertão”, tem pré-estreia gratuita no Complexo do Alemão com a presença de Caio Blat, Luellem de Castro e Mariana Nunes (Foto: Helena Barreto)
“Grande Sertão”, tem pré-estreia gratuita no Complexo do Alemão com a presença de Caio Blat, Luellem de Castro e Mariana Nunes (Foto: Helena Barreto)

O elenco principal conta com Caio Blat (Riobaldo), Luisa Arraes (Diadorim), Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Luiz Miranda (Zé Bebelo), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Mariana Nunes (Otacília) e Luellem de Castro (Nhorinhá). O filme narra a história de Riobaldo, um professor que entra para o crime por amor a Diadorim, um dos bandidos, mas nunca revela sua paixão.

Caio Blat, que interpreta Riobaldo, destaca a importância da exibição no Complexo do Alemão: “Eu tenho uma parceria antiga com o Cine Nova Brasília, sempre promovemos exibições e debates lá, com professores e estudantes, e esse filme não podia ser diferente. É um filme que retrata o que os moradores do Alemão passam todos os dias, e eles têm que ser os primeiros a assistir, se apropriarem do filme, caso se identifiquem.”

Wellington Luz, diretor-geral do GW Cinemas, expressa sua expectativa para a exibição: “Temos interesse por filmes brasileiros com potencial de gerar debates. A expectativa por ‘Grande Sertão’ é alta não só por ser um título baseado numa obra-prima da literatura brasileira, dirigida pelo Guel Arraes, mas por ter sido adaptada para a realidade de uma periferia urbana. Temos certeza de que ‘Grande Sertão’ trará ainda mais lucidez aos moradores do Complexo do Alemão e adjacências que estarão presentes nessa sessão especial e depois quando o filme entrar na grade de programação.”

O filme tem estreia nacional marcada para o dia 6 de junho e já recebeu reconhecimento internacional. Em novembro de 2023, Guel Arraes ganhou o prêmio de melhor direção na categoria Critic’s Picks, na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia.

“Grande Sertão” é uma produção da Paranoïd Filmes em coprodução com a Globo Filmes e tem distribuição da Paris Filmes. A adaptação é baseada na obra clássica “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, cedida por Nonada Cultural Ltda. O evento de pré-estreia promete ser um momento de reflexão e diálogo entre o cinema e a comunidade do Complexo do Alemão, promovendo uma experiência cinematográfica engajada e relevante.

Leia também: