O filme “Verão 1993”, representante da Espanha ao Oscar 2018, estreia no Brasil dia 7 de dezembro pela Supo Mungam Films. O longa-metragem marca a estreia da diretora Carla Simón, que também é responsável pelo roteiro, tendo criado a obra com base em sua própria história.
O filme foi duplamente premiado no Festival de Berlim deste ano (Melhor Primeiro Filme e Prêmio do Júri na mostra Generation) e no BAFICI, além de ser o representante espanhol ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2018.
“Verão 1993” traz a comovente história da menina Frida (Laia Artigas). Aos seis anos, após perder a mãe, vítima do vírus da AIDS, Frida vai morar com os tios e a prima no interior da Espanha, numa localidade próxima de Barcelona.
Sinope do longa-metragem
O drama familiar é construído a partir das perdas (primeiro o pai e depois, a mãe) mas também, da nova realidade que se apresenta para Frida. Os silêncios e as poucas palavras e informações vão compondo um mosaico para a menina compreender o que aconteceu, ao mesmo tempo em que ela terá que lidar com suas próprias emoções. A construção psicológica de Frida é um dos destaques do filme, que trata de forma terna uma temática bastante atual e universal.