Ano Novo de Copacabana tem Gilberto Gil e Ludmilla entra as atrações musicais (Fotos: Reprodução/Instagram)

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na terça-feira, 18 de dezembro, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul da cidade, como serão as celebrações na praia de Copacabana para o Ano Novo do Rio 2019.

Leia também:

RioTur promete festas de Réveillon em oito bairros do Rio de Janeiro
Receita de arroz com lentilha, palmito e bacon para o Réveillon

A festa terá quase 10h de duração, das 19h às 4h. A queima de fogos será feita com bombas mais potentes do que em anos anteriores, o que dará um brilho especial ao evento, com redução de fumaça e maior impacto visual. O espetáculo pirotécnico, sincronizado com a trilha sonora desenvolvida pelo DJ João Brasil, terá 14 minutos. Entre as diversas atrações musicais estarão Gilberto Gil e Ludmilla.

A expectativa de público é de mais de 2 milhões de pessoas. “Teremos o melhor Réveillon de todos os tempos. Haverá novidades fantásticas, estamos esperando um público espetacular. Este Réveillon é o primeiro passo para uma virada no Rio. Em 2019, vamos gerar mais empregos, muito mais investimentos”, afirmou o prefeito Marcelo Crivella.

A maior festa a céu aberto do mundo fará uma homenagem a todos os cariocas, inclusive aqueles que não nasceram na cidade. Com o tema “Réveillon do Rio, Onde Ser Carioca É Natural”, a virada do ano em Copacabana, promovida pela Prefeitura, contará com grande diversidade de ritmos musicais: MPB, funk, samba e eletrônico.

O palco terá 600 metros quadrados, um enorme telão de LED e iluminação especial. Além de Gil e Ludmilla, também se apresentarão Baby do Brasil, Marco Vivan, os DJs Cat Dealers e Dakid e a escola de samba Beija-Flor. O locutor Norival Júnior será o mestre de cerimônia do evento.

Projeção digital na estátua do Cristo Redentor

Durante a noite de Réveillon, duas ações realizadas em parceria com a RioTur levarão ao público mensagens de valorização do jeito de ser carioca. O Cristo Redentor, um dos ícones do Rio, receberá uma projeção digital mapeada em suas faces frontal e posterior, o que possibilitará a rotação ilusória da estátua em 180 gruas, que voltará seu rosto para bairros da cidade que ficam às suas costas.

De acordo com as estimativas da RioTur, a cidade deve superar os números do ano passado, quanto 910 mil turistas visitaram a cidade e movimentaram a economia carioca com os 3 bilhões durante o Réveillon. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, a taxa média de ocupação dos hotéis da cidade já atingiu, na primeira quinzena de dezembro, 85% percentual superior ao registrado no mesmo período do ano passado, que foi de 51%. A maior demanda se concentra nas regiões do Flamengo, com 91% e Ipanema e Leblon, com 89%.

“Teremos uma virada inesquecível. A festa vai homenagear o estilo de vida do carioca, da gema ou de coração”, exaltou Marcelo Alves, presidente da RioTur.

Festa de Ano Novo em mais 8 bairros do Rio

O Réveillon carioca não ficará restrito a Copacabana. Os bairros Flamengo, Guaratiba, Ilha do Governador, Ilha de Paqueta, Madureira, Penha, Ramos e Sepetiba também terão shows promovidos pela Prefeitura no dia 31 de dezembro. Somados, os palcos reunirão cerca de 600 mil pessoas nos festejos, que começam às 19h.

A festa da praia do Flamengo, que recebeu 400 mil pessoas na virada para 2018, contará também com queima de fogos à meia-noite, em três balsas instaladas na Baía de Guanabara. Doze hotéis da região da Barra da Tijuca farão uma queima de fogos sincronizada com até 14 minutos de duração. A queima acontece em hotéis e condomínios da região do Rio-centro e do Recreio, formando um espetáculo que poderá ser assistido tanto da orla quanto dos edifícios da região.