Sambódromo (Foto: Alexandre Macieira/Riotur)

Os desfiles das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí começam no domingo, dia 23 de fevereiro. A LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) mudou algumas regras para os desfiles de 2020.

Leia também:

Carnaval 2020: Ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro
Carnaval 2020: Ordem dos desfiles da Série A do Rio de Janeiro
Carnaval 2020: Lista dos blocos de rua do Rio de Janeiro

O que mudou

Início do espetáculo

Os desfiles de domingo, 23; segunda-Feira, 24; e sábado das Campeãs, em 29 de fevereiro, começarão às 21h30 – e não mais às 21h15 como foi em 2019.

Tempo de desfile

O tempo de duração do desfile de cada Escola de Samba será de, no mínimo, 60 minutos, e, no máximo, 70 minutos – e não mais de 65 minutos (mínimo) e 75 minutos (máximo).

Alegorias

Cada Escola deverá desfilar com o limite mínimo de 04 Alegorias e o máximo de 06 Alegorias – sendo permitida a acoplagem de carros alegóricos apenas em uma delas.

Tripés

É permitida a apresentação – facultativa – de até 03 elementos cenográficos (tripés), com até dois componentes em cada um deles – sem contar o elemento cenográfico que, eventualmente, possa ser apresentado na Comissão de Frente.

Baianas

Cada Escola deverá desfilar com o mínimo de 60 baianas agrupadas em ala.

Camisas

Cada Agremiação poderá apresentar o máximo de 30 componentes à frente de seu desfile, vestidos com roupa de diretoria, camisas e/ou camisetas fornecidas pela Escola: e de até 100 componentes ao final do desfile, usando o mesmo tipo de camisas e/ou camisetas (Apoio, Ala do Barracão, Amigos da Escola, etc.).

O que não mudou

Mershandising

Continua proibido de todas as formas, implícito ou explícito em Enredo, Alegorias, Adereços, Alas, Destaques, Samba-Enredo ou quaisquer outros meios, exceto: nos uniformes dos empurradores de alegorias, em prospectos com a letra do samba-enredo e nos instrumentos da Bateria, desde que sejam as marcas dos respectivos fabricantes das peças.

Comissão de frente

Desfilar com o limite mínimo de 10 e o máximo de até 15 componentes. Continua obrigatória a apresentação em frente ao Setor 3 – além dos módulos de julgamento. A apresentação de animais vivos; homens na ala das baianas; componentes com a genitália desnuda; instrumentos de sopro na bateria; e microfones ligados a qualquer sistema de som para citações promocionais, também continuam proibidos.