Fundado há 19 anos por C.A. Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva, o Monobloco voltou ao carnaval de São Paulo para seu quarto desfile consecutivo na cidade e agitou mais de 300 mil foliões na avenida Pedro Álvares Cabral, na região do Parque do Ibirapuera.
Para o carnaval deste ano o Monobloco apresentou o tema “Abram Alas Pra Elas – Homenagem às mulheres da música brasileira”, escolhido por votação entre os integrantes das oficinas de percussão do Monobloco em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O repertório renovado trouxe sucessos de compositoras como Chiquinha Gonzaga, Carmen Miranda, Elza Soares, Maria Bethânia, Gal, Alcione, Clara Nunes, Céu, Tulipa Ruiz e Ludmilla, para citar algumas.
O desfile também trouxe clássicos do repertório do Monobloco como “Taj Mahal”, “Fio Maravilha”, “É Hoje” e “Coisinha do pai”, sucesso na voz de Beth Carvalho; “Sonho Meu”, de Dona Ivone Lara; “Já sei namorar”, dos Tribalistas; “Uma noite e meia”, de Marina Lima, além hits de Anitta, Ludmilla e Iza, como “Essa mina é louca”, “Din Din Din” e “Pesadão”.
Além do Monobloco, a plataforma cultural Pipoca produz outras atrações no carnaval de rua de São Paulo como o bloco Frevo Mulher da Elba Ramalho e Alceu Valença com o bloco Bicho Maluco Beleza (que desfilaram no último sábado, dia 23 de fevereiro), além do Navio Pirata do BaianaSystem (9 de março), Bell Marques (9 de março), Orquestra Voadora e Preta Gil (10 de março). A Pipoca também é responsável pela co-produção do Acadêmicos do Baixo Augusta (maior bloco da capital paulista), viabilizando também patrocínios para outros 11 blocos tradicionais e regionais de São Paulo (SP), três na cidade de Olinda (PE) e três na capital carioca, Rio de Janeiro (RJ). A expectativa deste ano é de superar dois milhões de foliões em todos os desfiles.