Samba da Feira (Divulgação)

Sábado é dia de “Samba da Feira”, a roda de samba que ganhou o respeito de artistas como Fundo de Quintal e o Diogo Nogueira. Já que é praticamente Carnaval no Rio, o evento entra no clima da folia com a participação especial da bateria da Mangueira para o Pré-Carnaval no dia 23, nos Armazéns do Engenhão, na parte externa do Estádio Nilton Santos. A entrada é gratuita e o Samba começa às 16h, com a apresentação do grupo Seligaê, anfitrião da festa.

Por sempre levar nomes de peso do Samba para seu palco, o “Samba da Feira” tem atraído famosos em busca de boa música e revelado novidades no gênero. Exemplo disso é a bateria da Mangueira, que levará alegria aos participantes do evento.

Uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, a bateria chamada carinhosamente desde 2013 de “Tem que respeitar meu tamborim” promete aquecer os foliões cariocas e turistas. Fundada em 28 de abril de 1928, mantém, desde então, uma única marcação, o surdo de primeira na bateria, e, entre seus fundadores está o ícone da música nacional, Cartola. Uma das figuras mais emblemáticas da Mangueira é o sambista Jamelão, que foi o intérprete oficial da escola de 1949 até 2006. Vale lembrar que, entre todas as escolas de Samba, a bateria da Mangueira foi a primeira a ter uma madrinha, Neide dos Santos. E tem que respeitar tratamento diferenciado do seu tamborim, afinal, a “verde e rosa” foi campeã do Grupo Especial do Carnaval por 17 vezes, sendo o título de 2016 o mais recente.

“Samba da Feira”

A roda, que começou despretensiosamente no quintal de uma casa em Piedade, agora é programa certo para famílias inteiras, das crianças aos idosos. São mais de duas mil pessoas por sábado. Ao longo de quase dois anos, mais de 30 mil pessoas já curtiram o “Samba da Feira”. E todo esse sucesso sem patrocínio! Só mesmo com o suor e a criatividade de Mario Castilho, Diogo Viana, Eduardo Zebral, Marco Veiga e Rodrigo Guedes, amigos e sócios na empreitada – profissionais de diversas profissões: de administrador de empresa a servidor público e autônomo.

Além de ser a melhor opção de lazer para a galera do subúrbio – evento gratuito, com infraestrutura e segurança –, o Samba da Feira é também uma oportunidade de movimentar a economia local e dar oportunidade de trabalho e negócios para muita gente: músicos, equipes de bar, empresas de aluguel de cadeiras, banheiros químicos, entre outros.

“Samba da Feira” convida Bateria da Mangueira

Data: 23 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h
Local: Armazém do Engenhão (parte aberta) – R. José dos Reis, 189 – Engenho de Dentro – Rio de Janeiro
Classificação etária: livre
Capacidade: 2.500 pessoas
Ingresso: gratuito
Informações: Facebook