Este final de semana será de muita arte nos pilotis e jardins do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM). Nos dias 24 e 25 de outubro, o local recebe a terceira edição do Arte Core, festival que tem a proposta de unir arte de rua, skate e música em um cenário com a cara da cidade. Diversos coletivos e organizações se reúnem para promover o evento, que é gratuito e tem a classificação livre

Para cada uma das três manifestações artísticas do festival – artes visuais, artes sonoras e skate arte – haverá uma frente especializada. A Homegrown, idealizadora do evento, também é responsável pela curadoria das exposições. As atrações musicais ficam a cargo do DJ Daniel Tamenpi, do Só Pedrada Musical.

A Agência Macro comanda a programação visual e o Rio Ramp Design, o projeto de cenografia e conceito do festival. O Coletivo XV é responsável pelo campeonato de best trick, o “Malote-Trick; a oficina de grafite fica a cargo do Espaço Rabisco; e a Oficina de Skate, por conta da Carma Skate Shop. Já o Grupo GMP, cuida da produção do evento.

Nos jardins do MAM Rio, os artistas da arte urbana contemporânea Ananda Nahu, Bruno Big, DMS, Gais Ama, João Lelo, Leo Uzai, Marcelo Ment, Rodrigo Branco, Ronaldo Land, Talita Hoffmann e Fernando Chamarelli pintarão telas de 1,90×4,50m. Kovok Crew e TARM pintarão paineis maiores. Vagner Donasc e Felipe Morozine farão uma instalação. O espaço também contará com acervo de gravuras de outros artistas da Homegrown, a preços acessíveis, assinadas e numeradas pelos autores das obras. Haverá ainda exposições de fotografia e da Sneakers BR.

Na line up, Tamenpi convida os DJs do Coletivo Vinil é Arte, Marcelinho da Lua, Tahira, Mental Abstrato ft. Tassia Reis, Tamenpi, Interferência Sound System, Beatwise Recordings, Eletrobase (Saci + Lulinha), Opalão 76 (Saddam + Pachu) e Shawlin (vulgo Cachorro Magro).

Depois do Baixo Arte Core, uma pré-night com muita música, acontece a festa oficial do festival, com ingressos à venda. Ela contará com a apresentação de um dos principais nomes do hip hop internacional, DJ Premier, que assina hits de lendas do rap americano como Jay-Z, Kanye West e Snoop Dog.

Pela primeira vez, o Arte Core terá uma praça de alimentação, com food trucks, para o público. O registro dos três dias de festival ficará a cargo do I Hate Flash. Cachorros também serão bem-vindos.

Informações sobre o evento, horário e festa oficial podem ser acessadas na página oficial da Arte Core no Facebook.

Arte Core

Data: 24 e 25 de outubro
Horário de visitação: Das 10h às 20h
Local: MAM Rio – Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Informações: (21) 3883-5600
Entrada: gratuita
Classificação: livre