Durante 30 anos o Rock in Rio e, especificamente nas cinco edições brasileiras do festival, sempre foi cercado por acontecimentos marcantes. De invasões de palco por fãs ensandecidos a apresentações icônicas como a de Cássia Eller que, no auge de sua carreira, simulou um topless no Palco Mundo, e um tributo a Renato Russo em uma celebração em que a Legião Urbana recebeu convidados, entre muitas outras passagens históricas.
Ingresso do Rio in Rio de 1985 (Foto: Reprodução)
A roupa de Ney Matogrosso em 1985, que mesmo para os padrões da década foi considerada bastante escandalosa. O cantor subiu ao palco usando apenas umas penas na cabeça e uma tanguinha de leopardo. Ainda sobre a primeira edição do festival teve os integrantes do Whitesnake tomando só água mineral e ainda pedindo um personal trainner, o que para os padrões da época era algo muito inovador. Na contramão dos músicos abstêmios, o público presente consumiu cerca de 1,6 milhão de litros de cerveja. A Edição de 85 também foi o ano em que Freddie Mercury colocou o público para cantar durante o hit “Love Of My Life”.
Ney Matogrosso causou polêmica usando quase nada de roupa na edição de 85 do festival (Foto: Reprodução)
Já no Rock in Rio de 1991, o popstar Prince, muito celebrado naquele momento, agiu como uma real estrela do rock: exigiu 700 toalhas brancas, número impensável e inimaginável para os produtores do evento que tiveram que sair pedindo toalhas emprestadas pelos hotéis da cidade, mas conseguiram “apenas” 300. Também na edição dos anos 90, George Michael viveu um romance. Em 1991, o cantor conheceu e pediu em namoro o brasileiro Anselmo Feleppa, que infelizmente morreu dois anos depois.
Em 2011, teve o retorno problemático de Axl Rose ao palco, em um show em que culpou a chuva e a falta de organização da produção pela má apresentação do Guns n’ Roses. Enquanto o cantor se apresentava havia um responsável pela limpeza insistentemente puxando a água do palco com um rodo. Mesma edição em que Cássia Eller fez um show histórico. e onde houve o reparo de um um erro da organização por eventos anteriores: o Show da Legião Urbana com Dado Villa Lobos recebendo convidados no Palco Mundo.
Axl Rose se apresenta no Palco Mundo no Rock in Rio de 2011 (Foto: Marina Herriges/Riotur)
No mesmo ano Sir Elton John foi muito simpático com a plateia, e se declarou apaixonado pelos brasileiros, assim como Rihanna fazendo “air guittar” e Ivete Sangalo, que sentou-se ao piano para interpretar “Easy”, sucesso romântico de Lionel Richie, e ao violão “More Than Words”, sucesso do Extreme.
Rihanna no Palco Mundo de 2011 do Rock in Rio (Foto: Mauricio Santana/Grudaemmim)
Em 2011 entre as celebridade instantâneas o professor de Informática Júlio de Sorocaba, que virou celebridade instantânea ao ganhar um beijo de Katy Perry. O ator Andrey Lopes que subiu ao palco da Shakira abraçou a cantora e disse: Waka, Waka, eu te amo!”, e por fim a a médium Adelaide Scritori da Fundação Cacique Cobra Coral, contratada pela produção do Rock in Rio desde a edição de 1985, sempre com a missão de evitar chuvas durante o festival, que naquele ano mais uma vez virou um lamaçal devido a chuva intensa, como a dos anos 1985 e 2001. Ao que a senhorita Cacique Cobra Coral, ao ser questionada em 2011 sobre o mau tempo replicou: “Choveu no evento? Sim! Mas infinitivamente bem menos do que o previsto”.
Júlio de Sorocaba subiu ao palco a convite de Katy Perry e ganhou um beijo (Foto: Raul Aragão/Grudaemmim)
Na edição de 2013, o vocalista da banda norte-americana The Offspring se declarou: “Os brasileiros são loucos e apaixonados, é uma das melhores plateias do mundo”, e acrescentou em relação às expectativas do grupo: “Espero que dê para aproveitar essa cidade tão bonita, principalmente o mar e as ondas, que eu amo”. 2013 também foi o ano em que Beyoncé ensaiou e fez bonito dançando “passinho”, ao som de Ah Lek Lek Lek Lek. Já Rihanna fez a galera mofar, esperando para vê-la. Subiu ao palco às 2h30 com exatas duas horas de atraso. No mesmo ano em que Christiane Torloni, imortalizou o bordão: “Hoje é dia de rock, bebê”, durante uma entrevista.
Beyonce dança Ah Lek Lek Lek (Foto: Reprodução)
Pelo visto, a edição de 2015 promete. O festival já é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado festivalfling.com e que vai contar novamente com Katy perry, Elton John e Rihanna, além dos inéditos Queen com Adam Lambert, System of a Down, Slipknot, Rod Stewart, Faith no More, John Legend, Korn, Deftones, Steve Vai, Seal, Mötley Crüe, Royal Blood e Queens of the Stone Age, promete ser mais uma vez histórica.