A biografia não-autorizada do compositor Geraldo Vandré será lançada na quinta-feira, 5 de novembro, a partir das 20h, na Livraria Bossa Nova e Companhia, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. “Vandré – O Homem Que Disse Não” foi escrita pelo jornalista, escritor e compositor Jorge Fernando dos Santos e publicada pela Geração Editorial, de São Paulo. O lançamento faz parte da programação da Semana Cultural do Polo Lido+Leme e tem apoio do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA).
O livro narra a trajetória do autor de “Pra não dizer que não falei das flores – Caminhando”, desde o nascimento em João Pessoa, em 12 de setembro de 1935, até sua reaparição no palco do Teatro Bradesco, em São Paulo, em 2014, ao lado da cantora americana Joan Baez.
O autor faz uma retrospectiva da Revolução de 1930 e de seus reflexos na vida dos paraibanos, já que João Pessoa foi palco do episódio que desencadeou os acontecimentos que mudariam a história da República. Filho de pai comunista, Vandré cresceu ouvindo a Rádio Nacional do Brasil e influenciado pelo clima político de sua cidade.
Ao longo da narrativa, também se destaca a contextualização de outros eventos políticos, uma vez que a obra do compositor foi considerada subversiva pelo regime militar. Depois de ficar em segundo lugar no 3º FIC, em 1968, “Pra não dizer que não falei das flores – Caminhando” foi aclamada pelo público, sendo transformada num hino contra a repressão.
Com a decretação do AI-5, em dezembro do mesmo ano, Vandré se viu ameaçado e deixou o país por conta própria. Entre as revelações do livro, destaca-se o fato do artista ter sido repatriado, após o perídio de auto-exílio no Chile, pelas mãos do general Taurino, amigo de sua família. O lançamento de “Vandré – O homem que disse não” também coincide com os 50 anos do início da fase áurea dos grandes festivais da MPB, eventos dos quais Vandré se tornou o grande ícone.
O autor escreveu uma biografia não-autorizada, já que Geraldo Vandré (ou melhor, Dr. Geraldo Pedrosa de Araújo Dias) não autoriza biografias nem dá entrevistas. Jorge Fernando tentou contatos com o artista através de amigos, mas a resposta foi sempre negativa.
Contudo, o escritor pensa que foi melhor assim: “uma biografia desautorizada é sempre mais confiável do que aquela que conta com anuência e participação do biografado”, considera. “Biografias nada mais são do que longas reportagens sobre pessoas cuja trajetória é de interesse histórico”.
Ouça Geraldo Vandré – “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”
“Vandré – O Homem Que Disse Não”
Autor: Jorge Fernando dos Santos
Gênero: Biografia
Acabamento: Brochura
Formato: 15,6 x 23 cm
Páginas: 280
ISBN: 978-85-8130-315-4
Preço: R$ 39,90