A escritora Lygia Fagundes Telles é a indicada pela União Brasileira de Escritores (UBE) para a concorrer ao prêmio Nobel de Literatura 2016. Segundo a UBE, a indicação da paulistana de 92 anos à Academia Sueca aconteceu por unanimidade. “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, informou Durval de Noronha Goyos, presidente da UBE, em comunicado.
O anúncio do vencedor Nobel de Literatura deve acontecer em outubro deste ano em cerimônia em Estocolmo, na Suécia. Anualmente, a Academia Sueca envia centenas de cartas a pessoas e instituições qualificadas de todo o mundo para indicarem seus candidatos. Nunca um escritor ou escritora brasileira recebeu o Nobel de Literatura.
Em seus mais de 70 anos de carreira como escritora, Lygia já recebeu vários prêmios, incluindo o Camões (2005) e o Jabuti (1966, 1974 e 2001), e tem mais de 100 obras publicadas, divididos em romance, contos, antologias, participações em coletâneas, crônicas publicadas na imprensa, traduções e adaptações. Fagundes tem obras traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco, tcheco, português de Portugal, além de adaptações para o cinema, teatro e TV.