Ter seu próprio blog ou canal no YouTube virou moda. Muitos criam seu blog, começam a postar seus textos, até criam uma identidade para o seu projeto, mas poucos conseguem ter sucesso na web. Para manter um blog de literatura sempre atualizado, então, é preciso muita disciplina, saber cumprir prazos e paixão por leitura. E também uma boa dose de simpatia, criatividade, publicar conteúdo de relevância e até saber ser empreendedor.

O Almanaque da Cultura conversou com cinco blogueiros antenados nas novidades do mercado literário: Ana Letícia Lima, do Poesia Destilada; Brenda Bellani Prado, do Sobre Livros & Traduções; Juliana d’Arêde e Daniel Lanhas, do Vai Lendo; e Paty Argachof, do Borogodó Literário.

Poesia Destilada

Ana Letícia Lima, de 20 anos, estudante de Jornalismo e moradora de Valinhos, interior de São Paulo, tomou gosto por leitura desde muito pequena com sua mãe e seus avós. Em março de 2013, Ana Letícia trabalhava em uma livraria quando surgiu a ideia de criar um blog.

“Uma das minhas maiores dificuldades é de me assumir como blogueira. Hoje em dia, as pessoas torcem muito o nariz quando você diz que tem um blog. Logo imaginam você falando sobre batom e comprinhas. Quando descobrem que é sobre literatura a situação melhora, mas mesmo assim é complicado”, admite Ana Letícia.

Ana Letícia Lima, do blog “Poesia Destilda” (Foto: Arquivo Pessoal)

A estudante de Jornalismo confessa que o retorno dos leitores não é imediato. Muitas pessoas curtem os posts, mas poucos deixam comentários. “Acontece mais de virem contar para mim um tempo depois que leem o meu blog, que gostaram de um determinado post”, conta Ana Letícia, que confessa que ainda não consegue ganhar diretamente com o blog. Ela só recebe uma pequena quantia mensal com os anúncios do Youtube e com a loja online de camisetas que mantém junto ao blog.

O Poesia Destilada possui parceria com a Intrínseca. A editora envia releases de seus lançamentos e Ana Letícia escolhe quais deseja ler e publicar a resenha no blog, independente da resenha ser positiva ou negativa. “Eventualmente também somos convocados para ações e podemos realizar sorteios de obras da editora”, explica a blogueira que tem, em média, 1.500 visualizações por mês em seu blog.

Entre as dicas que dá para quem deseja ter seu próprio blog literário, Ana Letícia destaca a importância de acompanhar outros blogs para ficar sempre antenada sobre as novas tendências e novidades. “É muito importante ter um bom layout, prestar muita atenção a erros de português e ter muita paciência. Hoje em dia, no Brasil, é muito difícil um blogueiro literário ou um booktuber ganhar fama e dinheiro na Internet. É bom já ter isso em mente e fazer tudo com o coração, sem pensar imediatamente no retorno financeiro”.

Sobre Livros & Traduções

Brenda Bellani, de 27 anos e moradora de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo, é jornalista e especializada em Língua Inglesa e tradução. Ela também se apaixonou pela literatura ainda bem pequena. A editora de conteúdo freelancer resolveu criar o blog Sobre Livros e Traduções durante o curso de pós-graduação em Língua Inglesa e Tradução, em 2013.

Para a jornalista, a maior dificuldade em ser blogueira é conseguir manter a frequência dos posts. Ele admite como o blog é um hobby, não estipulou nenhum prazo ou data certa para postagens. Mas que tenta publicar conteúdo novo de uma a duas vezes por semana. “Às vezes, tenho uma fila de livros já lidos esperando por uma resenha”, admite a blogueira que trabalha sozinha, mas que tem pensado bastante em ter um colaborador para dividir as leituras e as resenhas. Alguém se candidata?

Apesar do blog Sobre Livros & Traduções possuir uma média de 3 mil visualizações mensais, Brenda ainda não consegue ganhar dinheiro com ele. O blog possui parcerias com editoras, como a Intrínseca, a Arqueiro e a Sextante.  “Consegui as três parcerias recentemente, na seleção deste ano. Todas elas funcionam assim: cada parceiro pode escolher dois livros por mês (lançamento ou catálogo). Para poder pedir os próximos livros, é necessário ter publicado resenha dos já recebidos antes. A Intrínseca, por exemplo, também pede que enviemos o movimento mensal do blog no final do mês”, revela a blogueira.

Brenda dá algumas dicas para quem deseja criar um blog com foco na literatura.  “A plataforma do WordPress é muito fácil de aprender e a comunidade online de leitores é muito receptiva e divertida. Encontre outros blogs literários que você considere interessante. Siga-os, curta-os, comente e participe. Isso ajuda bastante a aprender a dinâmica de um blog e também a conhecer outros blogueiros e a divulgar o seu blog. Dedique-se às suas resenhas e interaja nas redes sociais. E, claro, leia, leia, leia muito”.

Vai Lendo

O casal de namorados Juliana d’Arêde e Daniel Lanhas é responsável pelo sucesso do blog Vai Lendo, que possui uma uma média de 5 mil visitantes por mês. Ela é jornalista, carioca, com 27 anos. Ele é analista de Marketing Digital, de 28 anos e morador de Niterói. Os dois têm a difícil missão de conciliar suas carreiras com o trabalho no blog. “Nós dois nos esforçamos ao máximo para darmos conta da demanda do Vai Lendo, que não é pouca. Mas, apesar de tudo, é muito prazeroso e gratificante”, afirma Juliana.

Para Juliana e Daniel, as principais dificuldades em ter um blog literário é conseguir o primeiro contato com as editoras e alguns autores para oferecer um conteúdo diferenciado. “O nosso principal objetivo é ser uma referência para todos os tipos de leitores. Por isso, não conseguimos definir exatamente o tipo de perfil dos nossos leitores. Mas esperamos abranger estilos variados”, explica Juliana.

De acordo com o casal, o retorno tem sido muito bom, principalmente entre os profissionais da área. “O blog tem recebido críticas muito positivas, o que só nos motiva ainda mais a buscar um conteúdo diferente e de qualidade”, enfatiza Daniel, que revela que começou a colocar anúncios no blog para conseguir ganhar dinheiro com o Via Lendo há apenas duas semanas.

“O blog tem recebido críticas muito positivas, o que só nos motiva ainda mais a buscar um conteúdo diferente e de qualidade”

Entre as dicas para blogueiros iniciantes, eles ressaltam a importância de conseguir ter foco e determinação no projeto. “Isso aliado a muita paciência porque as coisas demoram a acontecer. Mas garantimos que, assim que você começa a ver os primeiros resultados, a alegria e a realização valem mais do que qualquer coisa e superam todos os desafios”, destaca Juliana.

 Borogodó Literário

Paty Argachof, 24 anos, dentista e moradora de São João da Boa Vista, interior de São Paulo, é a responsável pelo Borogodó Literário, canal do Youtube que tem uma média de 2 mil visualizações por mês. A família sempre a estimulou na leitura e foi seu irmão Victor quem sugeriu que ela deveria aproveitar o seu gosto pelos livros e criar um canal na rede social com foco na literatura, em junho do ano passado.

O blog também tem parceria com a editora Intrínseca, atém de ser parceria da BroadBandTV, uma rede de multicanais que são entidades afiliadas com vários canais do Youtube. Desta maneira, Paty conseguiu monetizar o seu canal e ganhar dinheiro com o projeto.

Ela conta que a maior dificuldade é ter seu trabalho reconhecido e conseguir novos seguidores para o seu canal. “É preciso dedicar tempo ao projeto. São várias as etapas que devem ser bem elaboradas para gerar um conteúdo positivo para os seguidores”, destaca Paty.

A criação de uma identidade própria para o canal está entre as dicas da Youtuber Paty para ter sucesso no projeto. “Com esforço, paciência, dedicação e regularidade nas postagens é possível se realizar nesta área”, garante.