Catálogo dos Beatles chega aos serviços de streaming

17 discos com 224 músicas dos Beatles poderão ser ouvidos em nove serviços diferentes

Catálogo dos Beatles chega aos serviços de streaming

Foi anunciado nessa quarta-feira, 23 de dezembro, que o catálogo dos Beatles finalmente chegará à era do streaming à 0h de hoje para amanhã (no horário local de cada país). Deezer, Spotify, Apple Music, Tidal, Amazon Music, Microsoft Groove, Napster/Rhapsody, Slacker Radio e Google Play passarão a contar com os 17 discos de estúdio dos Fab Four. São 224 músicas, de 13 álbuns de estúdio e mais algumas coletâneas, dentre elas The Beatles 1962 – 1966, The Beatles 1967 – 1970 e 1.

O material, até então, estavam disponível apenas no iTunes, que passou a oferece-los há cinco anos. Tradicionalmente, as canções da banda demoram para chegar à novas formas de consumo de música (embora o trabalho solo dos quatro integrantes da banda já tivesse abraçado a causa do streaming).

Faz algum tempo que circulavam boatos de que havia uma negociação para liberar as faixas para streaming, mas esperava-se que alguma dessas nove empresas fechasse um acordo de exclusividade, o que não aconteceu.

Recentemente, muitos artistas passaram a se manifestar contra a venda de música através desses serviços. Adele, por exemplo, declarou em entrevista para a revista Time que considera esta forma de consumir música “descartável”. “Eu acredito que a música deve ser um evento”.