Faleceu na última madrugada o ícone do rock David Bowie, aos 69 anos em decorrência de um câncer. Em cerca de 50 anos de carreira, seus sucessores foram muitos. O Almanaque da Cultura fez uma lista com os trabalhos imprescindíveis do cantor britânico para entender melhor a trajetória do artista.
Space Oddity
A canção que narra a história de um astronauta perdido no espaço foi um dos primeiros sucessos do cantor e coincide com a corrida espacial.
Changes
Bowie previu sua carreira ao pregar a necessidade de “Mudanças”. Sua capacidade de se reinventar lhe valeria o apelido de “Camaleão do Rock”.
Live On Mars
Melódica, a canção é uma das mais poéticas de Bowie e ajudou firmar seu nome como um dos maiores do rock.
Heros
Para muitos, essa é a canção mais conhecida de Bowie. Escrita no final dos anos 1970, ela foi inspirada por uma cena que ele viu da janela de sua gravadora; um casal se beijando próximo o muro de Berlim, na Alemanha.
Ashes to Ashes
Em “Ashes to Ashes”, Bowie retorna a saga de Major Tom, de “Space Oddity”, mas desta vez ele é descrito como “junkie” ao invés do herói da primeira canção. A música também marca a virada para os anos de 1980.
Modern Love
Nos anos 1980, em sua fase “showman”, Bowie emplacou um hit atrás do outro. Talvez o maior dele seja “Modern Love”.
China Girl
Essa música é mais um dos hits indiscutíveis de David Bowie nos anos 1980.
I’m Afraid of Americans
Música mostra como Bowie continuou a ser relevante no fim dos anos 1990 mesmo sem o mesmo sucesso dos anos anteriores.
Where Are We Now?
Música marca a volta de Bowie com o trabalho “Next Day” após um hiato de cerca de dez anos. Tom sombrio e um pouco saudosista não passou desapercebido pela crítica.
Blackstar
A música marca a última fase do cantor. Nomeia seu último trabalho, lançado poucos dias antes de sua morte.