Novo disco 'Risca Faca' marca fase final da trilogia de Juliette (Fotos: Gabriela Schmidt)
Novo disco 'Risca Faca' marca fase final da trilogia de Juliette (Fotos: Gabriela Schmidt)

A cantora Juliette lançou na quinta-feira, 17 de abril, o álbum “Risca Faca”, reunindo 10 faixas que abordam diferentes momentos de uma festa popular brasileira. O disco encerra a trilogia iniciada com os EPs “Esquenta” e “Farra”, apresentados anteriormente em 2025. Nesta nova fase, Juliette compartilha experiências pessoais por meio de músicas autorais e colaborações com artistas de diferentes estilos musicais.

Segundo a artista, o trabalho é inspirado em lembranças afetivas. “Eu me encontrei fazendo esse álbum. Me senti realizada no momento em que desbloqueei algumas memórias de quando eu frequentava esses rolês”, afirmou. “Coloquei meu coração neste projeto. Uma Juliette que não era conhecida pela maior parte das pessoas, mas que resolvi apresentar através das músicas.”

Diversidade de ritmos marca o álbum

O disco traz influências de arrocha, forró e MPB. A proposta é retratar uma festa brasileira com todos os elementos característicos: música animada, emoções intensas e encontros inesperados. A faixa-título “Risca Faca” faz referência a festas com ritmos variados, energia intensa e sem hora para terminar.

Entre os convidados estão J.Eskine, Michele Andrade, Silva, MC GW, Àttooxxá, Psirico e Henry Freitas. A produção musical é de Pedro Breder. Todas as faixas foram gravadas, mixadas e masterizadas no Warner Music Space.

Destaques das faixas e parcerias

Na faixa “Cachaça e mel”, Juliette divide os vocais com J.Eskine. A música mistura romantismo e ousadia em uma letra que sugere momentos a dois. “Foi uma imensa gratidão fazer uma música com Juliette”, disse o cantor. “Uma pessoa super humilde, cuidadosa e carinhosa.”

Michele Andrade participa da faixa “Risca Faca”, que descreve um encontro em meio a uma festa no paredão. Segundo a cantora, o convite para participar do projeto foi especial. “Tô feliz demais com essa parceria. Admiro muito a pessoa e artista que Juliette é”, afirmou.

Silva está presente na faixa “Labirinto”, um dueto que fala sobre paixões e decisões impulsivas. “Juliette é doce e genuína e nosso encontro é sempre leve, divertido, parecido com a música que fizemos”, declarou o cantor.

Narrativas sobre encontros, decepções e desejos

As músicas apresentam uma narrativa linear, semelhante ao que acontece em uma festa: da chegada ao local até os acontecimentos inesperados da madrugada. A faixa “Dopaminados” representa o início de um envolvimento amoroso e mostra um eu-lírico entregue ao prazer.

“Acho é pouco” trata da vingança após uma decepção. Com composição da própria Juliette, a faixa mostra um personagem que despreza o ex-companheiro. “Agora sofre sem meu beijo / Zero recaída / Aprende a ficar sem o amor da tua vida”, diz a letra.

Na música “A culpa não é nossa”, o eu-lírico critica os encontros casuais que não se desenvolvem. A canção expõe o desafio de encontrar um relacionamento verdadeiro em um ambiente onde predomina o desapego.

Álbum 'RIsca Faca', de Juliette, reúne 10 faixas e retrata o clima de festas populares brasileiras
Álbum ‘RIsca Faca’, de Juliette, reúne 10 faixas e retrata o clima de festas populares brasileiras

Composições e produção musical

As composições de “Risca Faca” são assinadas por Juliette em parceria com nomes como Breder, Carolzinha, Cantini e Shylton. As faixas foram produzidas por Pedro Breder. A lista completa das músicas inclui:

  1. Boyzinho

  2. Quarto Proibido (com MC GW)

  3. Me Pega (com Àttooxxá e Psirico)

  4. Cachaça e mel (com J.Eskine)

  5. Labirinto (com Silva)

  6. Dopaminados

  7. Risca Faca (com Michele Andrade)

  8. Eu Vou Aí (com Henry Freitas)

  9. Acho é pouco

  10. A culpa não é nossa

A produção executiva ficou a cargo de Rafael Brahma. A engenharia de gravação foi conduzida por Lucas Fernandes, Kaique Del Giudice e Pedro Emmanuel. A mixagem é assinada por Francci, que também participou da masterização ao lado de Fernando Delgado.

Visual e conceito do álbum

Além do conteúdo musical, ‘Risca Faca’ apresenta um conceito visual desenvolvido por Marcelo Jarosz. As fotos são de Gabriela Schmidt. A equipe de produção visual contou com stylists, beauty artists, designers e técnicos de set.

O trabalho gráfico teve direção executiva de Marina Beltrame. A coordenação de produção ficou com Clara Faitin. Entre os profissionais envolvidos estão retocadores, contra-regras, assistentes de produção e equipe de transporte.

Terceira fase de uma trilogia musical

O lançamento do álbum representa o encerramento de um ciclo musical iniciado com os EPs ‘Esquenta’ e ‘Farra’. Em ‘Risca Faca’, Juliette apresenta a fase mais descontraída da trilogia, com destaque para a espontaneidade e as vivências que marcaram sua juventude.

A artista se aproximou do público por meio das composições que revelam aspectos de sua vida antes da fama. A proposta do álbum é proporcionar uma experiência que vai além da música e resgata lembranças comuns ao cotidiano de muitas pessoas.