A Ummagumma The Brazilian Pink Floyd, considerada uma das melhores bandas cover do Pink Floyd, presta homenagem aos originais em única apresentação neste sábado, 15 de agosto, na Zona Oeste do Rio.
Com o mesmo nome do quarto álbum dos ingleses, lançado em 1969, a banda surgiu depois que o diretor musical, vocalista e guitarrista, Bruno Morais, assistiu ao show de Roger Waters no Brasil, em 2002. A partir daí, o músico decidiu montar um projeto que pudesse lembrar um pouco da experiência daquela noite a outros admiradores. Os integrantes da versão “tupiniquim” comentam que o experimentalismo do Pink Floyd é algo sem precedentes no rock e na música mundial.
“Desde a sua primeira fase, a banda já testava e brincava com timbres, sonoridades, sempre dialogando com outras formas de arte. Um cuidado estético muito apurado, seja na utilização de equipamentos de última geração, seja na produção das capas, na cenografia, iluminação e efeitos audiovisuais. Pink Floyd é responsável por um dos maiores álbuns da história “Dark Side of The Moon”, um dos marcos no mercado fonográfico e da própria noção de álbum conceitual”, declara a Ummagumma.
Para o show deste sábado o setlist passeia por várias eras musicais, como “Echoes”, “Dogs”, “Time”, “Wish You Were Here” e “Another Brick in the Wall”, trazendo também as composições mais recentes. Complementando o clima floydiando, o palco apresenta efeitos cenográficos, sonoros e visuais, com projeções e iluminação. Quase uma experiência extrassensorial, digna de Pink Floyd.
“O público pode esperar mais de duas horas de puro Pink Floyd, com uma estrutura de som e iluminação de primeira qualidade, além de efeitos audiovisuais, com um repertório que passa por todas as fases da banda inglesa”, garantem os integrantes da banda cover, que, por agora, não têm planos de gravar o show em para comercializá-lo. “Registramos recentemente uma apresentação nossa em São Tomé das Letras e ainda estamos trabalhando nessa material para o lançamento de um DVD.
Ummagumma The Brazilian Pink Floyd
Data: 15 de agosto
Horário: às 22h30
Local: Citibank Hall – Avenida Ayrton Senna, 3000 – Shopping Via Parque – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro
Ingressos: de R$ 30,00 a 150,00
Duração: aproximadamente 1h40
Classificação: 14 e 15 anos: permitida a entrada (acompanhados dos pais ou responsáveis legais), 16 anos em diante: permitida a entrada (desacompanhados)