A peça “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, inspirada no filme de Glauber Rocha que mudou os rumos do cinema brasileiro na década de 1960, inicia uma curta temporada no Teatro João Caetano. O espetáculo fica em cartaz de 15 a 31 de janeiro e tem sessões sempre às sextas e sábados, às 19h e domingos, às 18h.
No centro da trama a história do vaqueiro Manuel que, em defesa de seu orgulho e dignidade, ou qualquer coisa que o valha, mata um coronel que tenta extorqui-lo. Perseguido pelos homens do coronel, Manuel foge com sua mulher, Rosa, e, no desespero, se une ao grupo liderado pelo religioso Santo Sebastião. A partir daí, tem início uma jornada épica em busca de uma possibilidade de viver para além das necessidades físicas; uma caçada sofrida em busca de um indivíduo potente e consciente do seu lugar e da sua função no mundo.
Segundo o diretor Jefferson Almeida, a montagem representou um grande desafio para o grupo, que tem como foco estudar o papel da música na cena teatral: “Tivemos que transportar para o teatro uma obra criada para a linguagem cinematográfica, para tanto, além de uma cena que desse conta dos diversos ambientes e situações, precisamos elaborar uma cena em que a música composta pelo Sérgio Ricardo para a trilha do filme estivesse plena, cumprindo suas funções musicais, mas aliada à ação dramática; aqui, a música é parte do texto do espetáculo”, explica o diretor.
“Deus e o Diabo na Terra do Sol”
Data: Temporada de 15 a 31 de janeiro
Local: Teatro João Caetano – Praça Tiradentes, s/n – Centro, Rio de Janeiro
Horário: sextas e sábados às 19h e domingos às 18h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
Classificação etária: 16 anos