Grupo Lokvar, de Praga, apresenta teatro de marionetes de graça no Rio

Referência mundial em teatro de marionetes, Grupo Lokvar se apresenta de 23 a 26 de julho no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro

Uma das principais companhias de teatros de marionetes do mundo, o grupo tcheco Lokvar, formado em Praga pelos atores e manipuladores Peter Varga, Martin Veliký e Markéta Pellarová Mráziková, desembarca no Rio de Janeiro para uma série de apresentações e oficinas no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, com a participação de atores e manipuladores brasileiros.

Após passagens pelas unidades do CCBB de Brasília, de Belo Horizonte e de São Paulo, será a vez de o público carioca assistir a dois espetáculos infantis nos dias 23, 24, 25 e 26 de julho: o tradicional conto de fadas “João, o Indeciso” e o clássico da literatura internacional “A Pequena Sereia”. A programação inclui ainda uma série de vivências e oficinas para as crianças.

No espetáculo, os atores brasileiros atuarão ao lado dos integrantes do Lokvar, em todas as sessões de “João, o Indeciso”, além de terem gravado em estúdio as falas das personagens de “A Pequena Sereia”. Integram a equipe brasileira nesta empreitada os atores Liz Schrickte, de Belo Horizonte, Thaísa Violante, do Rio de Janeiro, Vitor Amato, de São Paulo, e Vitor Borysow, de Brasília. Ao todo, a turnê pelo Brasil do grupo Lokvar apresentará 32 sessões de “João, o Indeciso”, 16 de “A Pequena Sereia” e mais oito oficinas de criação e manipulação de bonecos para 160 crianças.

Após cada uma das sessões, os atores-manipuladores recebem a plateia para uma breve vivência com o teatro de bonecos. Será uma oportunidade para a criançada conhecer os atores e os bonecos mais de perto, tirar fotos e esclarecer curiosidades sobre a manipulação.

A reconhecida habilidade dos atores-manipuladores do Lokvar teve início na escola na Faculdade de Teatro da Academia de Artes Performáticas de Praga (DAMU), instituição que, desde a fundação, vem fortalecendo a tradição do teatro de animação em Praga. Soma-se ao reconhecimento de suas qualidades, enquanto bonequeiros, serem colaboradores de outros grupos como os Teatros Dejvické, Minor e V Dlouhé.

Programação

João, o indeciso

Quinta e sexta-feira, 23 e 24 de julho, às 11h e às 15h; e sábado e domingo, 25 e 26 de julho, às 10h30, no Teatro 2

Sinopse

Em “João, o Indeciso”, a história começa na aconchegante sala da casa do João e termina em uma cerimônia de casamento. Preguiçoso, será que ele consegue sair, lutar com dragões, bandidos e demônios para, afinal, encontrar a noiva certa? Num emaranhado de perguntas e desafios, o público é convidado a ajudá-lo. Baseada em um conto de fadas tradicional, a história apresenta um João, carinhosamente chamado de Joãozinho, que é indeciso, mas de bobo não tem nada. As situações pelas quais ele tem que passar são difíceis demais para resolver sozinho. Somente com a ajuda da plateia ele conseguirá decidir qual rumo dar à história.

A Pequena Sereia

Quinta a domingo, de 23 a 26 de julho, às 17h, no Teatro 2

Sinopse

“A Pequena Sereia” é um espetáculo de marionetes interativo inspirado na história de Hans Christian Andersen. A trama tem início em um restaurante vazio, onde entra uma jovem, que se senta e abre seu (um em vez de seu) livro. Para o garçom, que não tem outros clientes para atender, é um passatempo bem-vindo num dia lento e sem muito o que fazer. A mulher, que foi lá para ler, se incomoda com a atenção recebida. Até que a insistência e a simpatia do garçom a convencem e os dois começam a ler juntos o conto “A Pequena Sereia”. Ambos se encantam pela história, que os leva de volta à infância. O garçom a apresenta outro conto, sobre saudade, dedicação e amor, com fantoches, e ela o ajuda a encenar. Aos poucos, todo o restaurante se transforma em cenário para uma fantasia subaquática da pequena sereia. Durante a brincadeira, o garçom e a jovem se apaixonam, criando assim uma nova narrativa, “A Pequena Sereia e seu Príncipe”.

Oficina de Criação e Manipulação de Bonecos 

Dias 25 e 26 de julho, das 11h30 às 12h10

Uma aula lúdica e divertida para a criançada. Os integrantes do grupo, acompanhados de monitor, treinado e também bonequeiro, conduzirão a meninada na criação de bonecos de papel inspirados em personagens dos espetáculos “João, o Indeciso”, “A Princesa Mariazinha, o Dragão e o Diabinho”. A ideia é brincar e fazer arte, como recortar, colorir e criar.

Apresentações do Grupo Lokvar, de teatro de marionetes

Data: 23 a 26 de julho
Dias e horários:  “João, o indeciso” – quinta e sexta-feira, 23 e 24 de julho, às 11h e às 15h e sábado e domingo, 25 e 26 de julho, às 10h30, no Teatro 2; “A Pequena Sereia” – quinta a domingo, de 23 a 26 de julho, às 17h, no Teatro 2

Oficina de Criação e Manipulação de Bonecos  – Dias 25 e 26 de julho, das 11h30 às 12h10

Atenção: As senhas serão distribuídas uma hora antes de cada sessão na bilheteria

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio
Ingresso: Entrada franca