Após uma curtíssima temporada popular no teatro do Imperator – Centro Cultural João Nogueira, Lilia Cabral retorna aos palcos cariocas com a peça “Maria do Caritó” aclamada por público e crítica e vista por mais de 100 mil pessoas no eixo Rio/São Paulo e na turnê pelas principais capitais do país. A peça fará uma curta temporada de duas semanas no Theatro Net Rio, em Copacabana, dias 17, 18 e 19 e 24, 25 e 26 de julho.
O texto, escrito especialmente para a atriz por Newton Moreno, do aclamado “As Centenárias”, tem direção de João Fonseca. No elenco, Dani Barros, Fernando Reyes, Fernando Neves e Silvia Poggetti.
A comédia revela valores, costumes e crendices que permeiam o imaginário do povo brasileiro. Maria do Caritó é solteirona, chegando aos 50 anos, que está decidida a se casar, ainda que, para isso, precise enfrentar a fúria do pai e de toda a cidade, que acreditam que ela é santa. “É cômico para quem vê e trágico para quem vive”, brinca Lilia. “A Maria do Caritó é uma personagem que sente uma frustração imensa por não ter se realizado como mulher. O que mais me encantou neste texto é que ele fala sobre fé. A Maria do Caritó não deixa de acreditar”, continua. “Maria do Caritó é uma heroína que se equilibra no duplo feminino, sacra e profana, virgem e mundana, santa e palhaça, arquétipo-brincalhão de um feminino desdobrado”, completa Newton.
Ao sobreviver no parto, em que sua mãe morre, Maria do Caritó foi prometida pelo pai (Fernando Neves) ao Santo Djalminha. “O pai é um homem fracassado, desiludido, que faz projeções através da filha”, explica Fernando. A cidade passa a acreditar que Maria é santa e faz milagres. Fininha (Silvia Poggetti) é a fiel escudeira de Maria do Caritó, que ajuda a amiga a fazer simpatias para conseguir um marido. Silvia Poggetti faz ainda os papéis de Dona Teodora, a proprietária do circo e Dona Cosma, uma beata que acredita que Maria do Caritó concebeu o milagre de fazer sua galinha voltar a botar ovos.
As situações cômicas se sucedem, e os atores se dividem em vários papéis. Dani Barros além da galinha Damiana, acumula os papéis de “noiva ex-defunta” e de “Maria Ardida”. Eduardo Reyes completa o elenco, dividindo-se nos papéis de Anatolli, Coronel e José. “Anatolli é o artista de circo, que ilude a Maria do Caritó, fingindo-se de apaixonado. O Coronel é o verdadeiro pilantra, que quer tirar proveito da imagem de santa da Maria. José é a versão masculina da Maria do Caritó”.
O Almanaque da Cultura já assistiu ao espetáculo. Confira a nossa crítica aqui.
Maria do Caritó
Dias e horários: 17, 18 e 19 / 24, 25 e 26 de julho – Sexta e sábado, às 21 / Domingo, às 20 horas
Duração: 90 minutos
Local: Theatro Net Rio – Sala Tereza Rachel – Rua Siqueira Campos, 143 – Sobreloja – Copacabana
Ingressos: De R$50,00 a R$150,00 (menor ou igual à 21 anos, idosos com 60 anos ou mais, professor da rede pública, estudante, cliente Net (4 ingressos), cliente O Globo (2 ingressos), classe artística com DRT (1 ingresso), cliente Mais Pão de Açúcar, revista Básica (2 ingressos), cartão pré-pago do Metrô (2 ingressos), carteira da Amave (2 ingressos), apresentando a passagem da viação Itapemirim, funcionários da Petrobras (2 ingressos)
Telefones: (21) 2147-8060 / 2148-8060