Neste ano, o Dia das Crianças pode ser comemorado até dia 18 de outubro, porque está em cartaz no Imperator – Centro Cultural João Nogueira, na Zona Norte do Rio, o espetáculo “O Novo Mundo Encantado Buarque de Hollanda“, idealizado e interpretado pela atriz Ana Markun. Com nove músicas deste compositor, em arranjos feitos para agradar aos pequenos, o espetáculo tem enredo e composição interessantes.

Ana Markun conta que resolveu montar o musical infantil por achar que “as crianças estão carentes de cultura, estão ouvindo músicas adultas e sem o lado lúdico”. Como agente cultural e mãe das gêmeas Alice e Helena, de 13 anos, ela quis resgatar isso. “Quando minhas filhas nasceram senti essa necessidade”, explica ela, que teve a ideia do espetáculo, há 12 anos em uma praia no verão.

No palco como Tiana, Ana é acompanhada por quatro músicos (cujos nomes fictícios são Rena, Papel, Foca e Rico) e interpreta também outros personagens masculinos e femininos para contar as histórias de uma trupe vinda do “Novo Mundo Encantado Buarque de Hollanda”. A atriz dá vida à Dona Helga, uma professora de balé; a Juninho, um menino azarado e também à Maritaca Verbomenas. E com um diferencial: o repertório de Chico escolhido para o musical não é nada óbvio, em se tratando de algo feito para crianças.

“Temos somente duas das músicas feitas para o universo infantil. As outras têm um toque lúdico e levamos para o universo delas”, esclarece Ana. “A Banda”, “João e Maria”, “Até o Fim”, “Tanto Mar” e “Passaredo” são algumas das nove canções que compõem a peça de 50 minutos. Música de Chico Buarque, que já escreveu muito para as crianças. Música que educa e diverte ao mesmo tempo.

Criança no teatro, adulta na TV

Enquanto no teatro Ana está voltada para o tema infantil, na TV ela adianta uma participação na produção “Stella Models”, em um papel interessante. “Farei uma série no canal Brasil, aonde farei uma travesti de Copacabana, muito diferente do trabalho infantil. Adoro e sou movida a desafios”, ela revela, dizendo que quer muito voltar às novelas. “Tenho feito alguns testes, mas nada fechado”, finaliza ela.