Inspirado no balé do compositor russo Tchaikovsky, o diretor Alexandre Lino deu uma nova roupagem para o clássico “O Lago dos Cisnes”, que ganhou uma adaptação moderna, com trilha sonora original e bem diferente do teatro comumente apresentado às crianças. A peça que é parte do projeto “Música Clássica no Teatro Para Toda a Família” fará uma curtíssima temporada, de 10 a 25 de novembro, no Teatro XP Investimentos, no Jockey Club da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Mais sobre “O Lago dos Cisnes”
Primeiro solo da atriz Juliana Martins em mais de 30 anos de carreira, a peça reúne dança, música e teatro físico. O propósito é estabelecer uma reaproximação com uma cultura quase esquecida e pouco difundida no Brasil. Trazer para as novas gerações o acesso à música “clássica” e com uma leitura atraente para toda a família. As nuances da música erudita vividas com a potência teatral trazendo o lúdico e a beleza em contornos abstratos, sutis e delicados.
“Nunca tinha passado por um processo desta forma, uma criação coletiva e que exige um preparo físico muito grande. Tem sido transformador”, garante a atriz.
Além de estimular reflexões sobre o amor e as relações humanas esse é um projeto que nasce com a perspectiva de continuidade e irá transitar pelos balés de Tchaikovsky e na musicalidade de outros gênios como Chopin, Beethoven e Vivaldi.
Com a curadoria e direção artística do ator, diretor e produtor Alexandre Lino, familiarizado e fã da música erudita, em 2010 produziu o espetáculo “Chopin & Sand: Romance sem Palavras” com texto de Walter Daguerre e direção de Jacqueline Laurence e direção musical do maestro Roberto Duarte. Lino também dirigiu o documentário “Ensaio Chopin” que viajou diversos festivais no Brasil e exterior. O espetáculo “O Lago dos Cisnes” conta com a consultoria e preparação da bailarina Giselda Fernandes que em 2016 ficou consagrada com seu solo “Sobre Cisnes”. Com texto de Daniel Porto e o talento da atriz Juliana Martins é que essa investigação começa a tomar suas formas de cisne no imaginário de adultos e crianças.
A montagem busca a desconstrução da perspectiva e do estigma do teatro infantil como um teatro de construção linear e pouco provocativo para o universo das crianças. “O Lago dos Cisnes” rompe com esse conceito a partir do momento que assume o “Teatro Para Toda a Família” – uma nomenclatura já usada na Espanha quando se trata do teatro para crianças.
“O Lago dos Cisnes” propõe um diálogo entre as artes quando traz a obra de Tchaikovsky para o universo do teatro, especialmente do teatro infantil – apresentando o estudo da obra erudita que é pouco difundida dentro da arte para crianças.
Sinopse de “O Lago dos Cisnes”
“O Lago dos Cisnes” conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne por Rothbart, um feiticeiro perverso que desejava com ela se casar e possuir o seu reino. Condenada permanecer como cisne, Odette só pode ter seu feitiço quebrado até encontrar quem lhe jure amor eterno. Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky, em 1876 em Paris, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou. “O Lago dos Cisnes” é o balé mais montado mundialmente.
“O Lago dos Cisnes” no Rio de Janeiro
Temporada: de 10 a 25 de novembro de 2018
Dias e horário: sábado e domingo, às 16h
Local: Teatro XP Investimentos – Jockey Clube Brasileiro – Rua Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)
Vendas: site Eventim
Duração: 50 minutos
Classificação: livre (indicado para toda família)
Gênero: infantil
Capacidade: 336 lugares
Mais informações: site oficial | (21) 3807-1110