O Centro Cultural João Nogueira, no Méier, na Zona Norte do Rio, será palco para a estreia do espetáculo infantil “O Lago dos Cisnes” no dia 21 de julho, às 16h. Com texto de Daniel Porto e direção de Alexandre Lino, o solo infantil trará a atriz Juliana Martins no papel de Odette. A partir do balé original de Tchaikovsky (1840-1893) a peça faz parte do projeto Música Clássica no Teatro para Crianças que levará ao público infantil grandes obras do universo erudito em formato de peças curtas em solos infantis. O espetáculo cumprirá curta temporada no Méier de 21 de julho a 5 de agosto aos sábados e domingos as 16h.
Em sua estreia no formato Solos para Crianças a peça inaugural será “O Lago dos Cisnes” (1875 – 1876) que nasce a partir do balé em quatro atos do compositor russo Tchaikovscky. Assim, inspirado nos originais (músicas e libreto) o espetáculo é uma amalgama para provocar experiências, além do teatro, que irá de encontro ao diálogo das artes para contar a história da princesa Odette e sua maldição. O propósito é estabelecer uma reaproximação com uma cultura quase esquecida e pouco difundida no Brasil. Trazer para as novas gerações o acesso a música clássica e com uma leitura atraente para toda a família. As nuances da música erudita vividas com a potência teatral trazendo o lúdico e a beleza em contornos abstratos, sutis e delicados.
Primeiro solo da atriz Juliana Martins em mais de 30 anos de carreira, a peça reúne dança, música e teatro físico.
“Nunca tinha passado por um processo desta forma, que exige um preparo físico muito grande. Tem sido transformador”, garante a atriz.
Além de estimular reflexões sobre o amor e as relações humanas esse é um projeto que nasce com a perspectiva de continuidade e irá transitar pelos balés de Tchaikovscky e na musicalidade de outros gênios como: Chopin, Beethoven e Vivaldi.
Com a curadoria e direção artística do ator, diretor e produtor Alexandre Lino, familiarizado e fã da música erudita, em 2010 produziu o espetáculo “Chopin & Sand: Romance sem Palavras” com texto de Walter Daguerre e direção de Jacqueline Laurence e direção musical do maestro Roberto Duarte. Lino também dirigiu o documentário ENSAIO CHOPIN que viajou diversos festivais no Brasil e exterior.
“A dimensão da obra de Tchaikovsky é da ordem do extraordinário. Antes de realizar esse trabalho foi preciso pedir licença e agradecer. Cada dia é uma nova descoberta para todos nós”, diz Alexandre Lino, diretor e idealizador.
“O Lago dos Cisnes” no Imperator
Estreia: 21 de julho (sábado) às 16h
Temporada: 21 de julho a 5 de agosto
Horário: Sábado e Domingo às 16h
Local: Centro Cultural João Nogueira – Imperator – Rua Dias da Cruz, 170, Méier
Ingressos: R$30,00 e R$15,00
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre (indicado para crianças a partir de 2 anos)
Gênero: Infantil
Capacidade: 607 lugares
Ingresso On-line: Ingresso Rápido