'Rosa e a Semente' estreia temporada em julho no Teatro Municipal Maria Clara Machado, no Rio (Foto: Renato Mangolin)

Um sábio Mestre resolve passar todo o seu conhecimento para um aprendiz. Para escolher o discípulo, ele reúne crianças em seu jardim e distribui sementes que elas deverão fazer germinar. Mas Rosa, uma menina que adora flores, enfrenta dificuldades com a tarefa – e, para concluí-la, enfrentará uma série de aventuras. Após apresentações gratuitas em locais públicos no Rio e em Niterói, o Grupo Pedras leva Rosa e a Semente, inspirado em um clássico conto chinês de tradição oral, “O Pote Vazio”, para o Teatro Municipal Maria Clara Machado. A temporada será de 7 a 29 de julho, sábado e domingo, às 16h.

“As flores irão decidir”, diz o Mestre (Lucas Oradovschi) ao distribuir as sementes. Os dias passam e a de Rosa (Helena Stewart) não brota. Seu pai (Diogo Magalhães) aconselha que procure orientação da Jardineira (Marina Bezze), que conduz a menina em sua aventura: pegar uma terra escura do alto da montanha, o cocô do boi com uma estrela na testa, a água da cachoeira encantada e, então, seguir para a Árvore do Tempo. Antes de sair, o pai lhe entrega um pequeno livro que recebeu de seu avô para usar quando não souber o que fazer.

A peça traz ensinamentos para toda a família: a força de vontade para realizar um sonho, a esperança de ver a semente florescer e, especialmente, a coragem de falar a verdade – a grande lição do conto. Quando o Mestre recebe as crianças e suas flores, escolhe como aprendiz aquela que traz a sinceridade.

“Rosa e a Semente” é o primeiro espetáculo infantojuvenil do Grupo Pedras e, assim como outras montagens da companhia, se utiliza de técnicas do teatro de máscaras, da bufonaria e de expressões populares brasileiras. A ideia de falar com este público veio de Helena Stewart, uma das fundadoras do grupo, quando começou a assistir peças infantis com seus filhos. “Queremos ocupar a rua, fazer uma circulação gratuita para que todos possam assistir”, destaca a atriz. “Temos em nosso repertório uma pesquisa de espaço com a plateia que está presente também neste novo trabalho”, conta a atriz Marina Bezze.

Juntos, os integrantes da companhia começaram a pesquisar textos infantis e convidaram Isaac Bernat para dirigir a montagem. Nos primeiros encontros, surgiu “O Pote Vazio”, texto com o qual o diretor já havia trabalhado em aulas que ministra na universidade. “Tenho fascinação por este conto. É cada vez mais pertinente essa discussão sobre a importância de dizer a verdade, mesmo que seja difícil enfrentá-la”, diz Bernat.

Para assinar a direção de movimento, a companhia convidou Andrea Jabor. Além dos personagens que contam a história, os atores também encarnam elementos da natureza e animais: a montanha, a cachoeira, o boi, a Árvore do Tempo.

Elemento importante na condução da história, a música é executada ao vivo em cena: Diogo toca xequerê; Helena, flauta; Lucas, lira; e Marina, zabumba. A direção musical é de Ricardo Cotrim, um dos fundadores do Grupo Cultural Cordão do Boitatá.

O cenário, criado pelo artista plástico Marimba, é uma estrutura de metal pela qual os atores contam a história, delimitando a cena e se adaptando facilmente a qualquer espaço, seja ao ar livre ou em teatros. Objetos cênicos e os próprios instrumentos também guiam a menina Rosa pela aventura em busca de sua flor. Os figurinos de Flavio Souza trazem referências à natureza em flores e tons de azul e verde.

A peça foi apresentada, em maio e junho em quatro espaços públicos: Museu da República, Parque Madureira e Praça Nossa Senhora da Paz, no Rio, e no Campo de São Bento, em Niterói.

“Rosa e a Semente”

Temporada: de 7 a 29 de julho de 2018
Dias e horário: Sábado e domingo, às 16h
Local: Teatro Municipal Maria Clara Machado – Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada)
Informações: (21) 2274-7722
Capacidade: 120 lugares
Funcionamento da bilheteria: quarta e quinta de 14 às 18hs; sexta, sábado e domingo, de 14h às 21h
Venda pela internet: Ticket Mais
Classificação: Livre
Duração: 40 minutos