Vinícius Piedade e Tânia Pires vivem o casal em crise Antonio e Milena em “Ibsen Venusianas” no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, na Zona Sul do Rio, de 18 de novembro a 20 de dezembro. O espetáculo inédito tem dramaturgia de Weydson Leal (com a qual colaborou Maurício Arruda de Mendonça) e direção de Moacyr Góes.

Depois da temporada carioca, a peça cumpre itinerância internacional, em janeiro do ano que vem, por Angola, Cabo Verde, Espanha, Portugal e Moçambique, onde Moacyr também ministra oficinas de formação. Em setembro, segue para uma apresentação em Skien, cidade natal deIbsen e sede do prêmio, na Noruega.

“Ibsen Venusianas” (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

“Quando elaborei esse projeto, pensei imediatamente no Moacyr, por ser uma proposta de criação e pesquisa, calcada em cima do trabalho do ator. Nós temos um entendimento muito próximo sobre a dramaturgia de Ibsen e desde que trabalhamos juntos, há mais de dez anos, tentamos realizar essa parceria”, explica Tânia.

Além da inspiração na própria trajetória de Tânia, que assim como Milena é atriz e lecionou em Cabo Verde, outro ponto em comum com a história tem relação com o ator paulistano Vinicius Piedade, que Tânia conheceu há alguns anos em circunstâncias parecidas. “O Vinicius foi uma escolha natural para o papel. Já admirava seu trabalho e ele também teve essa vivência em Cabo Verde, onde o conheci, que traz uma verdade ainda maior para o personagem”, acredita.

“Ibsen Venusianas” (Foto: Leo Aversa/Divulgação)

A trajetória da atriz e produtora cultural Tânia Pires está entrelaçada com a obra de Henrik Ibsen (1828-1906) há mais de dez anos, quando levou ao palco, em 2004, “O Pequeno Eyolf”, na montagem que representou o país, pela primeira vez, no Ibsen Festival, em Oslo. Dez anos depois – ao longo dos quais realizou o Festival Centenário Ibsen (2006), ministrou oficinas em todos os países de língua portuguesa a partir da obra do dramaturgo norueguês (2009) e montou no Rio “A Dama do Mar”, com direção de Paulo de Moraes (2014) –, Tânia se torna a primeira brasileira vencedora do prêmio norueguês Ibsen Scholarship, conferido desde 2008 a projetos inovadores sobre a obra do autor.

“Ibsen Venusianas”

Temporada: de 18 de novembro a 20 de dezembro
Horários: quartas (somente nos dias 18/11, 2/12 e 9/12), quintas e domingos, às 20h e sextas e sábados, às 21h
Ingressos: R$30,00
Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto – Rua Humaitá, 163 – Humaitá – Rio de Janeiro
Lotação: 130 lugares
Informações: (21) 2535-3846
Classificação etária: 14 anos
Duração: 70 minutos