O espetáculo “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues, estreia na próxima terça-feira (7), às 21h, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, na Zona Sul do Rio.
A peça é uma farsa irresponsável em três atos de Nelson Rodrigues. A farsa como denúncia da irresponsabilidade dos atos e potência teatral.
O projeto tem influências do livro “O Anjo Pornográfico”, de Ruy Castro, obra biográfica de Nelson Rodrigues. Como ele mesmo diz: “todo autor é autobiográfico”.
A encenação é delimitada por um espaço que chamamos de Rua Alegre, foi nesse endereço que Nelson viveu a infância, e assim, registrou em sua memória um cenário que, futuramente, serviria de referência para os personagens de suas obras. É na atmosfera da Rua Alegre que os atores/jogadores dão vida aos personagens e abusam da teatralidade, que é potencializada com o jogo da manipulação das cadeiras.
A obra retrata a história de Ivonete, que fica viúva; por isso, decide não sentar mais. Frente à decisão da filha, Dr. JB, dono do jornal “A Marreta”, resolve contratar especialistas (ele sempre teve a mania de especialistas) para resolver o problema (…) mas Ivonete não é qualquer viúva… é viúva, porém honesta.
Ficha Técnica
Autor: Nelson Rodrigues
Direção: Giulia Grandis
Assistência de direção: Luiza Rangel
Elenco: Bebel Ambrosio, Carolina Lopez, Caio Scot, Eduardo Diaz, Gabriel Borges, Pedro Lamin, Tatiana Infante, Thiago Mello e Thiago Monteiro
Cenografia: Wagner Augusto e Guilherme Zagallo
Figurino: Vanessa Felippe
Duração: 70 minutos
“Viúva, Porém Honesta”
Data: Estreia 7 de janeiro (terça-feira), às 21h
Horário: Terças e quartas, às 21h, até o dia a 26 de fevereiro
Local: Teatro dos Quatro – Shopping da Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 52 – Gávea, Rio de Janeiro
Valor: R$40 (inteira)
Classificação: 16 anos