‘Volúpia da Cegueira’: Peça que aborda sexualidade entre pessoas cegas estreia no Rio

Peça aborda as fantasias e tabus sexuais de quatro personagens cegos

A peça “Volúpia da Cegueira”, Escrita por Daniel Porto, tem estreia marcada para o dia 7 de abril no Teatro Municipal Maria Clara Machado, na Gávea, Zona Sul do Rio, e segue em temporada de quinta a domingo até 15 de maio. Em cena, as fantasias e tabus sexuais de quatro personagens cegos, num jogo erótico-afetivo onde imagem e som atuam de forma conjunta. Formado por Moira Braga, Felipe Rodrigues, Max Oliveira e Aléssio Abdon, o elenco traz dois atores que são de fato deficientes visuais, propondo uma inversão de papéis entre eles e o público. Quem assina a direção é Alexandre Lino.

Depois de dirigir quatro curtas e dois documentários de longa-metragem, Lino se prepara para sua primeira direção no teatro. O tema “sexo e cegueira” não é uma novidade para o diretor, que já havia tratado sobre o assunto na montagem Asilo Paraíso, baseada na história de seu tio com quem conviveu da infância a adolescência no interior de Pernambuco. Mas a vontade de voltar à pauta veio depois de ler o livro de contos eróticos Tripé do tripúdio, de Glauco Mattoso – cego, homossexual e masoquista assumido. A partir daí, Lino começou a devorar livros e filmes sobre o tema e resolveu convidar o autor Daniel Porto – o mesmo de O Pastor e Acabou o Pó – para escrever a peça.

Foi assim que nasceu Volúpia da cegueira, uma experiência sensitiva, que resgata da realidade o material essencial para sua dramaturgia, tentando desmitificar o que se passa na cabeça das pessoas em relação à intimidade dos que não enxergam com os olhos. “Apesar de poética, a peça também tem um caráter documental forte, que está presente em todos os meus trabalhos. A ideia é tentar mostrar que quando estamos falando de sexo, pelo menos nesse campo, ser cego ou vidente não faz diferença”, explica o diretor.

Teatro: “Volúpia da cegueira”
Data: de 7 a 15 de maio
Horário: de quinta a domingo, às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Local: Teatro Municipal Maria Claro Machado – Av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea – Rio de Janeiro/RJ
Classificação etária: 16 anos