Aos 16 anos, a atriz Dora Freind foi premiada como Melhor Atriz no 72º Festival de Cinema de Veneza por sua atuação no longa-metragem “Mate-me por favor” (2015), dirigido por Anita Rocha da Silveira). Atualmente, aos 20 anos, a carioca, que desde os 12 anos começou a estudar teatro, está prestes a se formar na Faculdade de Bacharelado em Atuação Cênica pela UNIRIO-RJ e encontrou nas Artes a sua profissão.
No ar em “Malhação – Vidas Brasileiras”, onde interpreta a personagem Bárbara, a atriz chegou ao elenco para uma pequena participação. Entretanto, sua atuação a colocou em evidência e, assim, Dora conquistou mais espaço para a sua personagem, que retornou à trama e ganhou mais destaque e uma história, com novas situações e desdobramentos no roteiro da novela da Rede Globo.
A personagem Bárbara é jovem e libertária, uma garota que busca sua afirmação como mulher independente. Perfil que traduz atitudes das jovens atuais – com a luta pela igualdade que dialoga com as jovens de todas as classes sociais do país.
“A Bárbara é uma adolescente bem resolvida, bissexual, divertida, sensual e autoconfiante. Ela chega na trama para “empoderar” a prima que tem uma autoestima baixa por sofrer gordofobia. Bárbara é radical, militante, mas sempre luta pelos seus ideais com um sorriso no rosto. Estou adorando”, declara Dora, orgulhosa da sua personagem.
Ainda na televisão, Dora Freind também pode ser vista na série “Supermax – Por Dentro” (2016), disponível no GloboPlay.