History Channel exibe minissérie sobre a vida do Papa Francisco

History Channel exibe dias 3 e 4 de dezembro, uma minissérie que conta a vida e a trajetória de Jorge Bergoglio, o sacerdote jesuíta que se tornou o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história. A produção é baseada na única biografia oficial do Papa Francisco, escrita pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.

Dividida em quatro capítulos de uma hora de duração cada, a minissérie apresentará o homem por trás do Sumo Pontífice, quem é e de onde vem Jorge Mario Bergoglio. Seus dias como sacerdote na Argentina, seus amigos e inimigos, seu papel durante a ditadura militar, seu trabalho nas ruas e vilas com os mais necessitados, e seus dias como bispo e cardeal, até ser eleito como líder da Igreja Católica, no dia 13 de março de 2013.

Sessenta atores e mais de 250 figurantes participaram das gravações, realizadas com a tecnologia Ultra HD, a 4k. As cenas foram rodadas em diversas locações, passando por Roma, Vaticano, Ferroclub Argentino, Palacio Reconquista, Instituto Sagrado Corazón e Colegio Máximo São Miguel, entre outras.

Sinopse dos capítulos

Dia 03 de dezembro:
Episódio 1:

O recém-empossado Papa Francisco enfrenta suas primeiras decisões: investir contra a corrupção que assola o Banco do Vaticano e combater a má imagem da Igreja devido aos padres acusados de pedofilia. Opositores e conservadores se opõem de diversas maneiras às primeiras ações tomadas pelo Papa.

Episódio 2:

O Papa Francisco tenta aplicar o valor da piedade dentro da Igreja, propondo a tolerância aos divorciados e aos gays. No entanto, a cúria conservadora romana, representada pelo Cardeal Bertone, Secretário de Estado do Vaticano, choca com o Papa em seus desejos. Por sua vez, os meios de comunicação opositores armam uma estratégia para desacreditar Francisco.

Dia 04 de dezembro:
Episódio 3:

O Papa Francisco tenta resolver as diferenças no Oriente Médio em busca da paz. Contra as recomendações de seus cardeais e amigos, viaja à Terra Santa para celebrar uma missa e convida os presidentes de Israel e da Palestina para iniciar um diálogo de paz.

Episódio 4:

O Papa Francisco pensa na conveniência da união de todos os países americanos. Para isso, tem de acabar com as disputas históricas entre Cuba e Estados Unidos e se lança em uma epopeia para que possam iniciar o diálogo. Primeiro, mandando cartas aos governantes dos dois países, e depois realizando reuniões entre os seus representantes.