Uma das novelas mais emblemáticas da televisão brasileira está de volta. “Vale Tudo”, clássico de 1988, ganhará um remake pela TV Globo com estreia marcada para 31 de março de 2025. Os seis primeiros capítulos estarão disponíveis na íntegra no Globoplay, inclusive para não assinantes, após a exibição na TV aberta.

Veja abaixo a comparação entre os personagens originais e os atores escalados para o remake de “Vale Tudo”:

Família Raquel

Raquel Acioli

Regina Duarte em 1988 e Taís Araújo em 2025 (Foto: TV Globo/Acervo e Fábio Rocha)
Regina Duarte em 1988 e Taís Araújo em 2025 (Foto: TV Globo/Acervo e Fábio Rocha)
  • 1988 – Regina Duarte: Simpática, franca e comunicativa. Inicialmente muito simples, mas sem qualquer traço de vulgaridade, é a heroína da novela. Nasceu em Foz do Iguaçu, teve um casamento fracassado com Rubinho (Daniel Filho), um pianista adorável mas sonhador, pouco preparado para a vida prática. A filha, Maria de Fátima (Gloria Pires), tinha 11 anos quando Raquel, cansada da insegurança financeira e afetiva, rompeu com o marido e voltou a viver em Foz do Iguaçu. Trabalha como guia de turismo e tem com a filha o principal conflito da novela: honestidade versus desonestidade. No Rio de Janeiro, apaixona-se por Ivan (Antonio Fagundes), que ela vai disputar com Helena (Renata Sorrah), uma das herdeiras da empresa de aviação TCA. Seu bordão é: “Sangue de Jesus tem poder”.
  • 2025 – Taís Araújo: Taís Araujo vive Raquel Gomes Acioli, mãe de Maria de Fátima (Bella Campos) e filha de Salvador (Antonio Pitanga). Uma mulher honesta, alto astral e batalhadora, que trabalha como suplente de guia de turismo em um hotel simples de Foz do Iguaçu, no Paraná. Foi criada sob as regras mais rígidas de moral e ética, e tenta passar os mesmos valores para sua filha, fruto do seu antigo casamento com Rubinho (Júlio Andrade). Acredita que é possível vencer na vida com honestidade, visão oposta à da filha, que lhe aplica um golpe e vai para o Rio de Janeiro em busca de fama e dinheiro. Raquel se muda para a cidade para resgatar a relação com a filha e, lá, precisa lutar para sobreviver. Vai encontrar em Ivan Meireles (Renato Góes), com quem se envolve, um grande apoio em sua jornada. Também encontrará grande acolhimento na família de Poliana (Matheus Nachtergaele), de quem se torna grande amiga ao chegar ao Rio.

Maria de Fátima Acioli

Glória Pires em 1988 e Bella Campos em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Maria de Fátima Acioli Roitman (Gloria Pires): Bonita, sonsa, charmosa, é filha de Raquel (Regina Duarte) e Rubinho (Daniel Filho). Jovem extremamente ambiciosa e desprovida de qualquer escrúpulo, tem um desejo quase obsessivo por ascensão social. Apaixonada por César (Carlos Alberto Riccelli), um cafajeste do mesmo nível moral, não hesita em manipular as pessoas para conseguir o que deseja. Por puro interesse econômico e social, casa-se com o ingênuo e influenciável Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), filho de Odete Roitman (Beatriz Segall).
  • 2025 – Maria de Fátima Acioli (Bella Campos): Filha de Raquel (Taís Araujo) e do ex-marido Rubinho (Júlio Andrade), criada pela mãe e pelo avô, Salvador (Antonio Pitanga), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ambiciosa desde sempre, Fátima, como prefere ser chamada, odeia sua vida simples e não mede esforços para ascender socialmente. Seu sonho é viver cercada pelo glamour que acompanha diariamente nas redes sociais, inspirando-se nos influenciadores digitais que tanto admira. Ao conhecer o modelo César Ribeiro (Cauã Reymond), inicia uma série de atalhos para enriquecer rapidamente. Após aplicar um golpe em sua própria mãe, abandona tudo e parte para o Rio de Janeiro em busca de dinheiro e fama. Sedutora, inteligente e divertida, acredita que, para conquistar sucesso, vale tudo – menos ser honesta. Em terras cariocas, tendo César como cúmplice de suas armações, vê na rica família Roitman uma oportunidade perfeita para atingir seus objetivos. Com o incentivo da maquiavélica Odete Roitman (Débora Bloch), acaba se envolvendo estrategicamente com o herdeiro Afonso Roitman (Humberto Carrão).

Rubens Acioli

Daniel Filho em 1988 e Júlio Andrade em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Lucas Teixeira/Globo)
  • 1988 – Rubinho (Daniel Filho): Bonitão, simpático, ex-marido de Raquel (Regina Duarte) e pai de Maria de Fátima (Gloria Pires). Pianista de boate, sem especial talento, seu maior sonho é fazer carreira nos Estados Unidos. Morre pouco antes de realizá-lo. Participação especial.
  • 2025 – Rubens Acioli, o Rubinho (Júlio Andrade): Ex-marido de Raquel (Taís Araujo) e pai de Maria de Fátima (Bella Campos). Músico boêmio e sonhador, vive de tocar seu piano em bares e restaurantes do Rio de Janeiro. Encontra a filha, que não vê há dez anos, quando ela chega ao Rio depois de dar o golpe na mãe. Quando descobre a verdade sobre Maria de Fátima, tenta alertar Raquel sobre o mau caratismo da filha.

Salvador

Sebastião Vasconcelos faz o papel de Salvador em ‘Vale Tudo’ em 1988 e Antônio Pitanga em 2025 (Fotos: Foto: Jorge Baumann e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Salvador (Sebastião Vasconcelos): Pai de Raquel (Regina Duarte) e avô de Maria de Fátima (Gloria Pires). Funcionário da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Poderia ter uma ótima situação financeira, se fosse corrupto. É o homem íntegro que morre no primeiro capítulo, desencadeando a ação da novela.
  • 2025 – Salvador (Antonio Pitanga): É pai de Raquel (Taís Araujo) e avô de Maria de Fátima (Bella Campos). É de uma retidão absoluta de caráter e honra cada dia de trabalho na alfândega na fronteira com o Paraguai. Ficou viúvo cedo e criou a filha com todo carinho e atenção na casa que comprou com o suor do seu trabalho em Foz do Iguaçu. Morre no início da trama, e sua parca herança será o ponto de partida para a jornada de embates entre Raquel e Maria de Fatima.

Família Roitman e agregados

Odete Roitman

Beatriz Segall em 1988 e Débora Bloch em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Rudy Huhold/Globo)
  • 1988 – Odete Roitman (Beatriz Segall): Autoritária, forte e, desde a morte do marido, é a presidente do Grupo Almeida Roitman. Mora em Paris, possui apartamentos em diversas outras cidades e odeia o Brasil, viajando para lá apenas em casos de extrema necessidade. Mantém uma relação conflituosa com a filha, Helena (Renata Sorrah), a quem critica duramente por considerá-la fraca. Não aceita que o filho, Afonso (Cássio Gabus Mendes), deseje viver no Brasil, e quer escolher pessoalmente parceiros para os dois filhos—pessoas fortes e alinhadas aos seus interesses. Arrogante, Odete manipula a vida de seus filhos, humilha subordinados e todos que considera inferiores. É irmã de Celina (Nathalia Timberg) e amante do jovem César (Carlos Alberto Riccelli). Sua morte, assassinada por Leila (Cássia Kis), transforma-se num dos mistérios mais famosos das novelas brasileiras.
  • 2025 – Odete Almeida Roitman (Débora Bloch): Mãe de Heleninha (Paolla Oliveira) e Afonso (Humberto Carrão), irmã de Celina (Malu Galli). Ficou viúva cedo, assumindo imediatamente o controle dos negócios do Grupo Roitman, que inclui a prestigiada empresa de aviação TCA, multiplicando rapidamente sua fortuna. De origem humilde, Odete ascendeu econômica e socialmente e compensa sua falta de nobreza com atitudes esnobes e arrogantes. Faz questão de odiar tudo que é popular e nutre profundo desprezo pelo Brasil, que julga subdesenvolvido. Não hesita em se aliar a qualquer pessoa que a ajude a manter os problemas dos filhos afastados de sua vida pessoal e profissional. Encontrará em Maria de Fátima (Bella Campos), ambiciosa e manipuladora como ela, uma poderosa aliada para concretizar seus planos em relação aos filhos.

Afonso Roitman

Cássio Gabus Mendes em 1988 e Humberto Carrão em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes): Filho de Odete Roitman (Beatriz Segall) e irmão de Helena (Renata Sorrah). Engenheiro formado na Inglaterra, com curso posterior de Administração na Harvard Business School, em Boston. Prepara-se para suceder a mãe na direção geral do grupo. Mas, ao contrário dela, detesta morar no exterior, apesar de todas as dificuldades do momento. Envolve-se com Solange (Lídia Brondi) e, depois, Maria de Fátima (Gloria Pires).
  • 2025 – Afonso Almeida Roitman (Humberto Carrão): Filho de Odete Roitman (Débora Bloch) e irmão de Heleninha (Paolla Oliveira). Rico, esportista, inteligente. Apesar de achar que está traçando os rumos de sua vida, Afonso acaba seguindo exatamente o roteiro que a mãe deseja para ele. Contraria Odete quando insiste em assumir as decisões da TCA no Brasil e não no exterior. Diferente dela, nunca abusa do poder que o dinheiro e sua família podem lhe dar. Começa um relacionamento com Solange Duprat (Alice Wegmann), mas acaba envolvido com Maria de Fátima (Bella Campos), que contará com o apoio de Odete para separar o casal.

Heleninha

Renata Sorrah em 1988 e Paolla Oliveira em 2025 (Fotos: Acervo e Marcos Serra Lima/Globo)
  • 1988 – Helena Roitman (Renata Sorrah): Filha de Odete Roitman (Beatriz Segall) e irmã de Afonso (Cássio Gabus Mendes), é uma pintora famosa, mas que não expõe há anos devido a uma intensa crise pessoal. Meiga, simpática, bondosa e emocionalmente frágil, Helena luta contra o alcoolismo, vício que já a levou a internações em clínicas especializadas. Sua grande dificuldade é resistir ao primeiro gole. Vive um conflito permanente com o ex-marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria), pela guarda do filho, Tiago (Fábio Villa Verde). Acaba encontrando apoio emocional em William (Dennis Carvalho), com quem se casa e que a ajuda significativamente em sua batalha contra o álcool.
  • 2025 – Helena Almeida Roitman, a Heleninha (Paolla Oliveira): Filha de Odete Roitman (Débora Bloch) e irmã de Afonso (Humberto Carrão). É mãe de Tiago (Pedro Waddington), fruto do casamento conturbado com Marco Aurélio Catanhede (Alexandre Nero), com quem vive uma relação repleta de conflitos e disputas. Artista plástica renomada, Heleninha passou a utilizar o álcool como catalizador social, desenvolvendo um sério problema de alcoolismo. Quando bebe, transforma-se completamente: a artista elitizada e tímida vira uma mulher desinibida, que fala alto e com ironia, não hesitando em desafiar qualquer estrutura de poder, especialmente a autoridade de sua mãe.

Tiago

Fábio Villa Verde em 1988 e Pedro Waddington em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Léo Rosario/Globo)
  • 1988 – Tiago (Fábio Villa Verde): Filho de Helena (Renata Sorrah) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria), neto de Odete (Beatriz Segall) e amigo de André (Marcello Novaes). Muito frágil, criado por um pai autoritário, não tem a menor autoconfiança. É ajudado por Jarbas (Stepan Nercessian) e Ivan (Antonio Fagundes).
  • 2025 – Tiago Almeida Roitman Catanhede (Pedro Waddington): Filho único de Marco Aurélio Catanhede (Alexandre Nero) e Heleninha Roitman (Paolla Oliveira). É um jovem inteligente, que foi criado como um príncipe em uma casa onde sobrava dinheiro e faltava amor. Sensível, que escuta música clássica e sonha em ser maestro. No embate entre Heleninha e Marco Aurélio, ele está sempre do lado da mãe e não se identifica nem um pouco com os valores e hábitos do pai, que vê como carrasco. Inseguro e romântico, procura “a pessoa certa”.

Celina

Nathália Timberg em 1988 e Malu Galli em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e e Marcos Serra Lima/Globo)
  • 1988 – Celina Junqueira (Nathalia Timberg): Irmã de Odete Roitman (Beatriz Segall), por quem é sustentada. Celina é a rica boa praça da novela. Viúva, mora com os sobrinhos Afonso (Cássio Gabus Mendes) e Helena (Renata Sorrah), os quais adora. Só não briga com a irmã, porque tem um gênio ótimo.
  • 2025 – Celina Aguiar Junqueira (Malu Galli): Irmã de Odete Roitman (Débora Bloch). Do alto da sua mansão, Celina vive uma vida tranquila e dedica o tempo que tem de sobra ao cuidado dos jardins da casa e a trabalhos sociais. Viúva e sem filhos, coube a ela criar os sobrinhos Afonso (Humberto Carrão), Heleninha (Paolla Oliveira) e o filho mais velho de Odete, morto tragicamente num acidente de carro, uma vez que a irmã nunca teve tempo nem paciência para a maternidade. Amorosa e permissiva com os sobrinhos, faz todas as vontades deles para compensar a ausência dos pais em suas vidas e conta com a primorosa ajuda de Eugenio (Luis Salem), mordomo da família, que está sempre pronto para servir e cuidar dos seus patrões.

Eugênio

Sérgio Mamberti em 1988 e Luis Salém em 2025 (Fotos: Acervo/Globo e Marcos Serra Lima)
  • 1988 – Eugênio (Sérgio Mamberti): Antigo copeiro na casa de Celina (Nathalia Timberg). Seria considerada uma pessoa da família, não fosse a sua antiquada noção de hierarquia social. No fundo, é um esnobe, profundo conhecedor do cinema americano dos anos 1930 e 1950, citando filmes e cenas de cor
  • 2025 – Eugênio (Luis Salem): Mordomo da família Junqueira-Roitman. Dedica-se dia e noite ao funcionamento da casa de Celina (Malu Galli) e tem verdadeira paixão por Heleninha (Paolla Oliveira). Eugênio vê com poesia o despreparo da sobrinha de sua patroa e sempre pinta em tons aristocráticos as crises da família. Muito empenhado e atento, está sempre a postos para atender aos desejos de seus superiores. Gosta de luxo, protocolo e requinte, coisas que nunca deveriam sair de moda em sua opinião.

Marina

Ana Lúcia Monteiro fez o papel da Marina em ‘Vale Tudo’ em 1988 e Fernanda Botelho faz no remake em 2025 (Foto: Raphael Breno)
  • 1988 – Marina (Ana Lúcia Monteiro): Arrumadeira na casa de Celina (Nathalia Timberg).
  • 2025 – Marina (Fernanda Botelho): Faz parte do staff da casa de Celina (Malu Galli) e trabalha para a família Junqueira-Roitman. Tem um filho que mora com a avó no Interior, e, praticamente, todo dinheiro que ganha é enviado para eles.

Núcleo Marco Aurélio

Marco Aurélio

Reginaldo Faria em 1988 e Alexandre Nero em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Léo Rosario/Globo)
  • 1988 – Marco Aurélio (Reginaldo Faria): Vice-presidente do grupo Almeida Roitman, cuja principal companhia é a TCA, Transcapital Aerolinhas. É subordinado apenas a Odete Roitman (Beatriz Segall) e é do tipo que trata mal seus empregados. É ex-marido de Helena (Renata Sorrah), irmão de Cecília (Lala Deheinzelin) e pai de Tiago (Fábio Villa Verde). Desonesto e inescrupuloso, faz qualquer coisa para se dar bem. Envolve-se com Leila (Cassia Kis).
  • 2025 – Marco Aurélio Catanhede (Alexandre Nero): Ex-marido de Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) e pai de Tiago (Pedro Waddington). É irmão de Cecília (Maeve Jinkings) Namora Claudia (Rhaisa Batista). Apesar de não ser um Roitman, Marco Aurélio aprendeu a olhar tudo de cima e tem estratégias agressivas de conquista. Ele é diretor na TCA, empresa de aviação do Grupo Almeida Roitman, onde começou a carreira como piloto. No trabalho, impõe medo, sobretudo a Freitas (Luis Lobianco), seu assistente, que usa da submissão para sobreviver. Apesar de tudo, Marco Aurélio tem seu charme e tiradas engraçadas, e sua relação com Freitas promete ser um alívio cômico na trama.

Cecília

Lala Deheinzelin em 1988 e Maeve Jinkings em 2025 (Fotos: Reprodução TV Globo e Manoella Mello)
  • 1988 – Cecília (Lala Deheinzelin): Irmã de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), nada deslumbrada. Mora há 12 anos com a companheira Laís (Cristina Prochaska). Ambas são donas de uma charmosa pousada em Búzios. Morre num acidente de carro. Participação especial.
  • 2025 – Cecília Catanhede (Maeve Jinkings): É irmã de Marco Aurélio (Alexandre Nero) e casada com Laís (Lorena Lima), com quem administra uma pousada em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Nascida de uma família de classe média do Rio de Janeiro, Cecília é uma advogada ambientalista que atua em apoio às causas ecológicas que envolvem terras de reservas e tráfico de animais.

Laís

Cristina Prochaska em 1988 e Lorena Lima em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Laís (Cristina Prochaska): Bonita, simpática, mais frágil que a companheira Cecília (Lala Deheinzelin), com quem vive há 12 anos. As duas são donas de uma charmosa pousada em Búzios.
  • 2025 – Laís (Lorena Lima): É casada com Cecília (Maeve Jinkings), com quem administra uma pousada em Paraty, uma referência de sustentabilidade. É uma pessoa solar e de bem com a vida. Filha de pais hippies, ela cresceu em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, cidade que adotou como sua. Laís é daquelas pessoas que gosta de acordar cedo, veleja, mergulha e pratica qualquer atividade ligada ao mar.

Claudia

Rhaissa Batista interpreta a personagem Claudia no remake de ‘Vale Tudo’ em 2025 (Foto: Lucas Teixeira/Globo)
  • 2025 – Claudia (Rhaisa Batista): É uma modelo que namora Marco Aurélio (Alexandre Nero) no início da trama. A sua vontade de “evoluir no relacionamento” só desperta em Marco Aurélio o desejo de terminar tudo, uma vez que ele já tem um filho e não tem nenhuma intenção de engajar em outra família.

Deise

Fátima Patrício interpreta a personagem Deise no remake de ‘Vale Tudo’ em 2025 (Foto: Lucas Teixeira/Globo)
  • 2025 – Deise (Fátima Patrício): Trabalha na casa de Marco Aurélio (Alexandre Nero) há 20 anos. É muito ligada a Tiago (Pedro Waddington) e está sempre disponível para cuidar dele.

Freitas

João Camargo em 1988 e Luis Lobianco em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Freitas (João Camargo): Assistente de Marco Aurélio (Reginaldo Faria).
  • 2025 – Freitas (Luis Lobianco): Assistente de Marco Aurélio (Alexandre Nero) na TCA. É submisso por estratégia de sobrevivência e sempre leva desaforo para casa. Freitas costuma dizer que não se incomoda e se faz de bobo. Dessa forma, acabou ocupando um alto cargo na TCA, onde escuta poucas e boas do chefe, Marco Aurélio.

Núcleo Ivan Meireles

Antonio Fagundes em 1988 e Renato Góes em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Ivan Meireles (Antonio Fagundes): Ivan é simpático, bonito, inteligente e um pouco cético. Formado em Administração de Empresas, começa a novela numa situação difícil. Sustenta Leila (Cassia Kis), a ex-mulher frágil, e um filho, Bruno (Danton Mello), além de ajudar o pai, Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro), que muito se apoia nele. Com grande audácia, transforma-se numa peça importante na direção da TCA, uma empresa de aviação. Só não é tão herói e bom moço assim. Conseguiu entrar na TCA mentindo. Estava tendo dificuldades para conseguir emprego, por ter um ótimo currículo, e acaba omitindo ser tão bem graduado. Assim, consegue ser aprovado na vaga de operador de telex. Além disso, é ambicioso. Quando ele e Raquel (Regina Duarte) acham a mala de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), com 800 mil dólares, Ivan deseja ficar com o dinheiro, enquanto Raquel quer devolvê-lo.
  • 2025 – Ivan Meireles (Renato Góes): Filho do jornalista Bartolomeu (Luís Melo), é ex-marido de Leila (Carolina Dieckman), com quem tem Bruno, seu único filho (Miguel Moro). Envolve-se amorosamente com Raquel (Taís Araujo). Gente boa, charmoso e sagaz. Apesar de não ser uma pessoa abençoada pela sorte, Ivan sabe abrir seus caminhos e dorme e acorda em busca da grande oportunidade que vai mudar sua vida. Encontra em Raquel (Taís Araujo) amor e apoio para sua jornada.

Leila

Cassia Kis em 1988 e Carolina Dieckmann em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Leila (Cassia Kis): Bonita, muito frágil, ex-mulher de Ivan (Antonio Fagundes), mãe de Bruno (Danton Mello). Estudou psicologia, mas nunca conseguiu se enquadrar de maneira sólida no terreno profissional. Depende financeiramente do marido. Casa-se com Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e vira dona de casa de marido rico, uma “profissão” em desuso, mas que será vista sem preconceitos.
  • 2025 – Leila (Carolina Dieckman): Ex-mulher de Ivan (Renato Góes) e mãe de Bruno (Miguel Moro). Ivan e Leila têm uma ótima relação de ex-casal e acabam se apoiando nos momentos críticos. Tanto que ela vai morar com Bruno na casa do ex-sogro, Bartolomeu (Luis Melo). Leila se formou em Psicologia, mais para abrilhantar seu dote do que para exercer a profissão. Ela gosta de fazer as coisas no seu tempo e de ter a quem pedir ajuda. Cresceu ouvindo de sua mãe que”era bonita demais pra trabalhar” e, por mais que não acredite nisso, algo desse lema ressoa nas suas atitudes.

Bruno

Danton Mello em 1988 e Miguel Moro em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – (Danton Mello): Filho de Ivan (Antonio Fagundes) e Leila (Cassia Kis).
  • 2025 – Bruno Meireles (Miguel Moro): Filho de Ivan (Renato Góes) e Leila (Carolina Dieckman), é um jovem bem dentro de sua geração, viciado em qualquer tipo de tela. Apesar da pouca idade, se sente seguro o suficiente para levar numa boa os problemas financeiros que seus pais enfrentam. Por outro lado, é bastante consumista.

Bartolomeu

Cláudio Correa e Castro em 1988 e Luís Melo em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro): Pai de Ivan (Antonio Fagundes). Classe média da Zona Sul, velho redator de um jornal decadente. Sofre dificuldade para adaptar-se ao mundo dos computadores. Seu apartamento está sempre cheio de amigos, uma família extremamente simpática.
  • 2025 – Bartolomeu (Luís Melo): Pai de Ivan (Renato Góes). É casado com Eunice (Edvana Carvalho). Jornalista das antigas, exala credibilidade e sempre tem bons conselhos para dar, especialmente para o filho, que sempre recorre a ele quando precisa. Está com Eunice há dez anos, e trata Fernanda (Ramille), sua enteada, como se fosse sua filha. Quando o jornal em que trabalha fecha, Bartolomeu se vê sem emprego e sem esperança de se recolocar no mercado por conta da idade.

Eunice

Iris Bruzzi em 1988 e Edvana Carvalho em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Eunice (Íris Bruzzi): A segunda esposa de Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro). Simpática, uma doce dona de casa enfrentando a crise econômica.
  • 2025 – Eunice (Edvana Carvalho): Mulher de Bartolomeu (Luís Melo) e mãe de Fernanda (Ramille). É uma costureira super requisitada pelo mundo da moda e do audiovisual. Gente boa e amorosa, ela é mãe de Fernanda, uma menina tímida e estudiosa, apaixonada por cavalos e veterinária. Mãe solo, Eunice criou Fernanda sozinha e, contando apenas uma com a outra, essas duas desenvolveram uma extrema cumplicidade. Até que Eunice conheceu e se apaixonou, inesperadamente por Bartolomeu, que acolheu a ela e sua filha, como se fosse dele.

Fernanda

Flávia Monteiro em 1988 e Ramille em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Fernanda (Flávia Monteiro): Filha do primeiro casamento de Eunice (Íris Bruzzi). Linda, doce, extremamente madura para sua idade, 15 anos. Tem uma relação afetiva com a mãe e com Leila (Cássia Kiss), que ela tenta proteger e fazer crescer. Torna-se namorada de Tiago (Fábio Villa Verde), filha de Odete Roitman (Beatriz Segall).
  • 2025 – Fernanda (Ramille): Filha de Eunice (Edvana Carvalho), enteada de Bartolomeu (Luís Melo). Menina tímida e estudiosa, apaixonada por cavalos. Ama os animais e, sempre que pode, leva um bichinho para dentro da casa de Bartolomeu, hábito que se acentuou quando ela entrou para a faculdade de Veterinária. Fernanda é vegana e defende essa opção alimentar de forma apaixonada, mas convive de forma pacífica com os bifes acebolados de Bartolomeu e de sua mãe.

Luciano

Roberto Frota interpreta o personagem Luciano em ‘Vale Tudo’ de 1988 e Licínio Januário no remake em 2025 (Fotos: Mauricio Fidalgo e Angélica Goudinho/Globo)
  • 1988 – Santana (Roberto Frota): Primeiro chefe de Ivan (Antonio Fagundes).
  • 2025 – Luciano (Licínio Januário): É o primeiro chefe de Ivan (Renato Góes) na TCA. Logo percebe que aquele funcionário é diferente dos outros. Apesar de não ser ambicioso, Luciano faz vista grossa e até ajuda Ivan com suas estratégias para se destacar na empresa e acabam se tornando grandes amigos.

Vila Isabel

Pedro Paulo Rangel em 1988 e Matheus Nachtergaele no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)

Audálio

  • 1988 – Audálio/Poliana (Pedro Paulo Rangel): Irmão de Aldeíde (Lilia Cabral), pateticamente bondoso e boa praça. Por estar sempre de bom humor e só ver o lado bom das coisas, é chamado de Poliana. Vira grande amigo de Raquel (Regina Duarte).
  • 2025 – Audálio Candeias, o Poliana (Matheus Nachtergaele): Irmão de Aldeíde (Karine Teles). Poliana, como o próprio apelido diz, é um otimista incorrigível. Solteiro, mora com a irmã em Vila Isabel, na zona norte do Rio, onde também tem um bar. É amigo de todo mundo e torna-se fiel escudeiro de Raquel (Taís Araujo) quando ela chega ao Rio de Janeiro após ter levado um golpe da própria filha.

Aldeíde

Lilia Cabral em 1988 e Karine Teles no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Aldeíde Candeias (Lilia Cabral): Simpática, comunicativa e secretária-assistente da diretoria da TCA. Aldeíde quer tirar vantagem de tudo e faz isso de maneira engraçada. Chega a inventar que uma tia está morrendo de câncer só para ser liberada e ir para a praia. Acaba se demitindo por ser humilhada pelo chefe, Marco Aurélio (Reginaldo Faria). Abriga Raquel (Regina Duarte) em suas primeiras semanas no Rio de Janeiro. É irmã de Poliana (Pedro Paulo Rangel) e se casa com um português rico e herda várias quintas.
  • 2025 – Aldeíde Candeias (Karine Teles): Irmã de Poliana (Matheus Nachtergaele). É engraçada, divertida, e, ao mesmo tempo, romântica e ingênua – vive em busca do príncipe encantado, apesar de estar conformada em ter “ficado pra titia”. Trabalha como secretária na TCA ao lado da amiga e vizinha, Consuêlo (Belize Pombal). Diferente da amiga, que entrega um trabalho impecável, Aldeíde se vira como dá e acaba sofrendo mais com as grosserias do chefe, Marco Aurélio (Alexandre Nero), do que Consuêlo. Vai ser de grande ajuda para Ivan (Renato Góes) na sua busca por se destacar na empresa.

Consuelo

Rosane Gofman em 1988 e Belize Pombal no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Consuelo (Rosane Gofman): Tímida, medrosa, muito pudica, secretária da diretoria da TCA e vizinha de Aldeíde (Lilia Cabral), com quem trabalha. Mora em uma pequena casa em uma vila, no Catete. Com ela, vivem o irmão Jarbas (Stepan Nercessian) e os sobrinhos Daniela (Paula Lavigne) e André (Marcello Novaes).
  • 2025 – Consuêlo (Belize Pombal): É casada com Jarbas (Leandro Firmino) e mãe de Daniela (Jessica Marques) e André (Breno Ferreira). Consuêlo é o esteio emocional da família. Trabalha como primeira secretária de Marco Aurélio (Alexandre Nero) na TCA, onde entrega um serviço impecável, ao lado de sua vizinha e amiga Aldeíde (Karine Teles). Consuêlo é muito correta em tudo que faz e gosta de seguir as tradições, mas é muito afetiva e brincalhona dentro de casa. Com seu marido e filhos, compõe uma família unida, apesar de qualquer desentendimento.

Jarbas

Stepan Nercessian em 1988 e Leandro Firmino no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Léo Rosario/Globo)
  • 1988 – Jarbas (Stepan Nercessian): Motorista de praça muito simpático, irmão de Consuelo (Rosane Gofmann).
  • 2025 – Jarbas (Leandro Firmino): É casado com Consuêlo (Belize Pombal) e pai de Daniela (Jessica Marques) e André (Breno Ferreira). De criação humilde, Jarbas chama todo mundo de “superior” e trabalha nas ruas como motorista de aplicativo. Jarbas e Consuêlo vivem um casamento leve, polvilhado com brincadeiras. Adoram apostar sobre coisas desimportantes do cotidiano, como atitudes que os filhos terão ou se vai ter ou não acabado certo produto no mercado.

André

Marcello Novaes em 1988 e Breno Ferreira no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Léo Rosario/Globo)
  • 1988 – André (Marcello Novaes): Bonitão, forte, atlético. Como a irmã, Daniela (Paula Lavigne), foi criado pelos tios Jarbas (Stepan Nercessian) e Consuelo (Rosane Gofmann) depois que os pais morreram num desastre quando eram crianças. Colega de natação de Tiago (Fábio Villa Verde), o menino rico.
  • 2025 – André (Breno Ferreira): Filho mais velho de Consuêlo (Belize Pombal) e Jarbas (Leandro Firmino). Irmão de Daniela (Jessica Marques). De bem com a vida, tem um jeito carinhoso e leve e está sempre rodeado de amigos. Trabalha como professor na escolinha de pônei da hípica. É o centro da turma jovem que inclui Fernanda (Ramille), Flávia (Ywyzar Guajajara), Tiago (Pedro Waddington) e Carlos (Felipe Ricca).

Daniela

Paula Lavigne em 1988 e Jessica Marques no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Léo Rosario/Globo)
  • 1988 – Daniela (Paula Lavigne): Irmã de André (Marcello Novaes), criada com ele pelos tios Jarbas (Stepan Nercessian) e Consuelo (Rosana Gofmann) após a morte dos pais num desastre, quando eram crianças. Estabelece uma forte ligação afetiva com Raquel (Regina Duarte).
  • 2025 – Daniela (Jessica Marques): Filha de Consuêlo (Belize Pombal) e Jarbas (Leandro Firmino). Irmã de André (Breno Ferreira). É uma menina brilhante e estudiosa, que cursa Direito em uma faculdade pública e tem a justiça como um de seus principais ideais. Apesar de se dedicar muito à faculdade, Daniela faz questão de ganhar seu próprio dinheiro. E consegue isso quando conhece Raquel (Taís Araujo) e passa a ajudá-la com a venda de sanduíches na praia.

Luciamar

Maria Gladys em 1988 e Ingrid Gaigher no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – Lucimar (Maria Gladys): Mora na vila de Raquel (Regina Duarte) e é faxineira na casa de diversos personagens. Personalidade forte, aquela que gosta de uma briga.
  • 2025 – Lucimar (Ingrid Gaigher): Mãe de Jorginho (Rafael Fuchs), fruto da sua breve união com Vasco (Thiago Martins). É uma faxineira extraordinária que limpa a casa de quase todos os moradores da vila onde vivem Aldeíde (Karine Teles) e Consuêlo (Belize Pombal), em Vila Isabel, e faz alguns bicos no bar do Poliana (Matheus Nachtergaele). Como muitas mães brasileiras, conta com o pai do menino, quase que de forma decorativa na criação dele. Sincera até demais, ela sempre fala o que pensa, doa a quem doer.

Vasco

  • 2025 – Vasco (Thiago Martins): Pai de Jorginho (Rafael Fuchs), fruto de sua breve relação com Lucimar (Ingrid Gaigher). É o porteiro do prédio em que Rubinho (Júlio Andrade) mora, em Vila Isabel. Pagodeiro nas horas vagas, ele gasta boa parte de seu dinheiro investindo no seu futuro artístico, enquanto deixa de cumprir suas responsabilidades como pai.Jorginho (Rafael Fuchs): Filho de uma breve união entre Lucimar (Ingrid Gaigher) e Vasco (Thiago Martins), Jorginho percebeu, desde cedo, o quanto mãe se desdobrava para lhe proporcionar uma vida digna, enquanto Vasco, apesar do título de pai, exercia esse papel quase como um figurante. O garoto enfrentará algumas dificuldades na vida, dentre elas, a defasagem escolar, e contará com o apoio inabalável de Lucimar.

Gilda

  • 2025 – Gilda (Letícia Vieira): É uma garota de comunidade que teve poucas oportunidades na vida. Do pouco que conseguiu, uma parte veio por meio de pequenas e médias contravenções. Sua vida começa a mudar quando conhece Raquel (Taís Araujo) e passa a ajudá-la com a venda de sanduíches na praia junto com Daniela (Jessica Marques).

Agência Tomorrow

Adriano Reys em 1988 e João Vicente de Castro no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Marcos Serra Lima/Globo)
  • 1988 – Renato Filipelli (Adriano Reys): Simpático, boa praça, chique, diretor de uma revista sofisticada, a Tomorrow. Primo de Marco Aurélio (Reginaldo Faria), com quem mora.
  • 2025 – Renato Filipelli (João Vicente de Castro): É dono da Tomorrow, uma das maiores agências de conteúdo da América Latina. Primo de Marco Aurélio (Alexandre Nero), com quem divide apartamento, Renato é um cara leve, criativo, que não gosta de se comprometer com nada, a não ser com o trabalho. Ele não teve filhos e nunca se casou. Sempre teve uma criatividade ágil e se adaptou bem na Publicidade, que lhe rendeu diversos prêmios antes de abrir a Tomorrow, que desponta como favorita do mercado. Quando o assunto é relacionamento afetivo, ele é bem descomprometido. Raramente, assume uma relação e não vai ser diferente quando se envolver com Leila (Carolina Dieckmann).

Solange

Lídia Brondi em 1988 e Alice Wegmann no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – SolangeDuprat (Lídia Brondi): Bonita, meiga, independente, cabeça feita, um encanto. Produtora de moda da revista Tomorrow. Ajuda Maria de Fátima (Gloria Pires) e é traída por ela. Apaixona-se por Afonso (Cássio Gabus Mendes).
  • 2025 – Solange Duprat (Alice Wegmann): É diretora de criação na Tomorrow. Com um humor rápido, urbano e sofisticado, Solange faz a diferença aonde chega. De uma família de atores de teatro, é descolada e aprendeu a se virar desde cedo. Começou a trabalhar na Europa e veio para o Brasil há cinco anos, quando assumiu o cargo de diretora de criação na Tomorrow. A sintonia dela com Renato (João Vicente de Castro) é total. Mora com seu fiel escudeiro e amigo inseparável, Sardinha (Lucas Leto) num apartamento super descolado na zona sul da cidade. Dona de um charme e estilo próprio, Solange se torna a grande paixão de Afonso Roitman (Humberto Carrão), e, consequentemente, um desafeto para a inescrupulosa Odete Roitman, que a vê como uma ameaça ao controle que tem na vida do filho.

Sardinha

Otávio Muller em 1988 e Lucas Leto no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Sardinha (Otávio Müller): Assistente de produção de Solange (Lídia Brondi), com quem divide um apartamento.
  • 2025 – Sardinha (Lucas Leto): Melhor amigo de Solange (Alice Wegmann) e assistente de direção na Tomorrow. Criado na Suíça por seus pais adotivos, Sardinha recebeu a melhor educação e os melhores costumes. É o tipo de pessoa que todo mundo quer ter por perto. Gente boa, de um ótimo caráter e eficiente no que faz.

Marieta

Rita Malot na novela ‘Top Model’ em 1989 e Cacá Ottoni no remake de ‘Vale Tudo’ em 2025 (Fotos: Nelson Di Rago e Manoella Mello/Globo)
  • 1988 – Marieta (Rita Malot): Secretária de Renato (Adriano Reys).
  • 2025 – Marieta (Cacá Ottoni): Secretária de Renato (João Vicente de Castro) na Tomorrow. Está sempre a postos para atender as inúmeras demandas do agitado cotidiano da Tomorrow.

Suzana

  • 2025 – Suzana (Bruna Aiiso): Assistente de produção na Tomorrow. Trabalha junto com Sardinha (Lucas Leto) e Solange (Alice Wegmann) nas diversas campanhas e eventos da agência.

Núcleo César

César Ribeiro

Carlos Alberto Riccelli em 1988 e Cauã Reymond no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Fábio Rocha/Globo)
  • 1988 – César Ribeiro (Carlos Alberto Riccelli): Bonito, atlético, sedutor, mas sem qualquer sombra de caráter. A grande paixão da vida de Maria de Fátima (Gloria Pires), com quem tem um caso de amor por toda a novela. Um casal de pestes, disposto a tudo para vencer. Foi campeão de surfe nos anos 1970. Depois, modelo fotográfico, carreira na qual já está totalmente queimado, por não ser um bom profissional. Também manteve um caso com Odete Roitman (Beatriz Segall) durante toda a novela, sendo sustentado e mimado por ela.
  • 2025 – César Ribeiro (Cauã Reymond): Modelo mau caráter que se envolve com Maria de Fátima (Bella Campos). César, desde sempre, demonstrou aptidão para todos os esportes, sobretudo surfe, futebol e windsurfe, mas nunca se dedicou seriamente a nenhum. Seu grande bilhete premiado veio em forma de uma beleza que chama a atenção e a falta de ética necessária para usar isso para se dar bem. Quando conhece Maria de Fátima, vê nela a parceira ideal para seus trambiques e se torna seu aliado no plano maléfico de conquistar Afonso Roitman (Humberto Carrão) para nunca mais se preocuparem com dinheiro.

Franklin

Paulo César Grande em 1988 e Samuel Melo no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Lucas Teixeira/Globo)
  • 1988 – Franklin (Paulo César Grande): Amigo de César (Carlos Alberto Riccelli), mora com ele num apartamento emprestado. Participação especial nos primeiros capítulos.
  • 2025 – Franklin (Samuel Melo): Amigo de César (Cauã Reymond), que sonha em virar modelo. No começo da trama, os dois dividem o apartamento de um amigo rico, que mora fora da cidade.

Olavo

Paulo Reis em 1988 e Ricardo Teodoro no remake em 2025 (Fotos: Bazilio Calazans e Lucas Teixeira/Globo)
  • 1988 – Olavo (Paulo Reis): Amigo de César (Carlos Alberto Riccelli) e seu comparsa em diversos golpes.
  • 2025 – Olavo (Ricardo Teodoro): Parceiro de César (Cauã Reymond). É um trambiqueiro sem escrúpulos, mas tem o coração meio mole. Sonhava em ser fotógrafo de moda, mas acabou como fotógrafo de quinta categoria e mora dentro do estúdio onde faz suas sessões. Como não é flor que se cheire, acaba se envolvendo nos trambiques de César e Maria de Fátima (Bella Campos) para tentar ganhar vantagens também.

Hípica

Flávia

Renata Castro Barbosa em 1988 e Ywyzar Guajajara no remake de ‘Vale Tudo’ em 2025 (Fotos: Reprodução/TV Globo e Manoella Mello)
  • 1988 – Flávia (Renata Castro Barbosa): Amiga de Fernanda (Flávia Monteiro).
  • 2025 – Flávia (Ywyzar Guajajara): Melhor amiga de Fernanda (Ramille). É uma jovem leve e animada. Adora festa, mas equilibra bem os estudos com diversão. Assim como Fernanda, também estuda Veterinária na mesma faculdade que a amiga. Tem um namorico com Carlos (Felipe Ricca).

Carlos

  • 1988 – Carlos (Edson Fieschi): Amigo de André (Marcello Novaes) e Tiago (Fábio Villa Verde).
  • 2025 – Carlos (Felipe Ricca): Amigo de André (Breno Ferreira). Trabalha na hípica como médico veterinário. Tem um namorico com Flávia (Ywyzar Guajajara).