Renato Vianna se consagrou como o grande vencedor da quarta temporada do “The Voice Brasil” na noite de sexta-feira, 25 de dezembro. Escolhido pelo público com 56% dos votos, o maior percentual desde a primeira edição do reality musical da TV Globo, Renato viu o nome ser anunciado por Tiago Leifert ao final do show realizado em uma casa de shows na Zona Oeste do Rio de Janeiro. “Só tenho a agradecer. Primeiro a Deus; segundo, a minha família. Falei isso o tempo todo e é verdade. Essa vitória é para eles. Não podia deixar de agradecer também aos participantes Junior, Nikki e Ayrton. Eu fiz muitas amizades aqui. A Dani Suzuki, que me deu vários conselhos lá atrás, a você, Tiago, e ao Michel Teló“, disse emocionado. “Eu competi com pessoas que fazem um trabalho de excelência. Eu tenho que agradecer ao público, que me apoiou desde o início. Estou sem palavras!”.

Os finalistas Ayrton Montarroyos, Junior Lord, Nikki e Renato Vianna abriram a noite de mistura de ritmos e estilos com um sucesso dos Paralamas do Sucesso “Óculos”. Depois foi a vez de Lulu Santos subir ao palco para cantar uma nova versão de “Xibom Bombom”. A música, hit no início dos anos 2000 e cantado originalmente pelo grupo baiano “As Meninas”, ganhou nova roupagem, em ritmo de funk, e faz parte do novo álbum do artista.

Michel Teló e Renato Vianna

A cantora cor-de-rosa veio em seguida, cantou um medley com sucessos de Raul Seixas “Maluco Beleza”, “Metamorfose Ambulante” e “Gita” e surpreendeu a todos no meio da apresentação ao puxar o cabelo e revelar que estava usando uma peruca. No palco, a bela mostrou um novo look, com estilo curtinho e loiro. “Ela é incrível, é toda colorida. Cantar desse jeito, tirar a peruca. É muito artista!”, disse Claudia Leitte.

Após o número, Nikki comentou sobre a transformação. “Queria fazer jus a minha apresentação de “Metamorfose Ambulante” e decidi mostrar que não sou apenas um cabelo rosa. Raspei ontem para fazer um número completo”, falou ainda muito comovida com a reação da plateia.

Claudia Leitte, Lulu Santos, Claudia Leitte, Michel Teló

A primeira parceria entre técnico e candidato da noite viria a seguir, com um dueto entre Michel Teló e Renato Vianna que, juntos, cantaram uma versão de “My Way/ A Minha Vida”, canção eternizada por Frank Sinatra. “Que alegria participar de um programa tão especial. Me receberam com muito amor e respeito. Estar na cadeira do “The Voice” é uma honra. Herdei do príncipe Daniel. Uma responsabilidade”, contou Michel Teló.

Parte do time de assistentes da quarta temporada do reality entrou em cena na sequência. Rogério Flausino se juntou a Luiza Possi e Di Ferrero para apresentar “Brasil”, de Cazuza. “Fascinação”, referência na voz de Elis Regina, foi a deixa para que o recifense Ayrton Montarroyos subisse novamente ao palco, arrancando elogios do técnico Lulu. “Ayrton é único nessa competição. Pela singularidade, a escolha do repertório, pela vocalização, o que ele traz é muito peculiar. A delicadeza, a elegância… Ele nos faz lembrar que somos todos brasileiros, elegantes e delicados como Ayrton”, comentou Lulu Santos.

Thiago Leifert, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Michel Teló, Claudia Leite

Carlinhos Brown e Junior Lord se uniram em seguida para cantar “Magamalabares”, música de Brown gravada por Marisa Monte. O público que lotou a casa de espetáculos assistiu a mais uma parceria, desta vez entre Alexandre Pires e Bella Schneider, que venceu o quadro “Cante Outra Vez”, do “Caldeirão do Huck,” e ganhou a chance de se apresentar na final do “The Voice Brasil”. O mineiro e a ex-participante cantaram “Lança Perfume”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Mas a noite teria ainda mais uma surpresa: Claudia Leitte apresentou pela primeira vez a música “Shiver Down My Spine”.

Junior Lord cantou “Primavera”, de Tim Maia, Ayrton Montarroyos e seu técnico Lulu Santos escolheram “Eu Só Quero Um Xodó”, de Dominguinhos. Michel Teló apresentou sua nova música de trabalho, “Ah Tá Peraê”, e, além do vocal, assumiu a bateria durante a canção. Já Claudia Leitte e Nikki apresentaram “Is This Love”, de Bob Marley, e Renato Vianna escolheu um sucesso de Renato Russo, “Por Enquanto”.

Michel Teló e o vencedor Renato Vianna

Mas, antes de Renato Vianna ser anunciado como o grande vencedor da quarta temporada do “The Voice Brasil”, Carlinhos Brown protagonizou mais uma surpresa: cantou uma música inédita, escrita especialmente para a final do reality, que nasceu depois de um sonho do técnico. “Sonhei que estava no programa e de repente o Creso (Eduardo Macedo, diretor geral do programa) olhou pra mim e disse “o país inteiro está cantando esta música”. Encontrei com ele, contei a história e assim surgiu “Canção de Lar Natal””, disse o técnico. A noite terminou com o campeão Renato cantando “When a Man Loves a Woman”, música que foi sua porta de entrada no programa, durante as Audições ás Cegas.
Para Creso Eduardo Macedo, diretor-geral do programa, a temporada fechou em grande estilo. “Estar mais uma vez no “The Voice Brasil” foi uma experiência inesquecível. Vivemos momentos de intensa emoção, aprendizado e realização! Mais um sonho realizado na companhia de vozes incríveis”.

Sobre a nova voz do Brasil

Renato Vianna

Renato Vianna

O dono da voz mais rouca do “The Voice Brasil” mostrou a que veio desde o inicio. Já nas Audições às Cegas, quando cantou “When a Man Loves a Woman”, fez os quatro técnicos virarem as cadeiras e brigarem por ele nos times. Depois garantiu a permanência no reality com “I’m Not The Only One”, nas Batalhas; “Billie Jean” e “Oh! Darling”, nos Shows ao Vivo; e “Who Wants To Live Forever”, clássico eternizado na voz de Freddie Mercury, na Semifinal. Um dos participantes mais bem votados em toda competição, o paulistano de 21 anos aprendeu a tocar bateria e violão sozinho e tem nos artistas da música gospel e internacional, como o grupo Nickelback, David Cook e Chris Daughtry, as principais influências. Tímido e reservado, Renato garante que participar do “The Voice Brasil” foi inesquecível. “Foi uma experiência maravilhosa e muito além do que eu esperava. Tanto para a minha vida profissional como pessoal. Me surpreendi com o programa, desde a organização da equipe e a sincronia com que tudo acontece, a logística, até o momento em que o programa estava acontecendo, tudo me impressionou muito”, disse.

Ele também comentou sobre a parceria com o técnico Michel Teló. “O Teló é um músico extremamente competente, com uma ampla vivência musical, que está inserido no mercado há muito tempo. Cada conselho que ele me deu agregou a minha carreira, que em comparação a dele está apenas nascendo. A nossa convivência foi muito boa, aprendi bastante e se antes eu já tinha ótimas impressões dele, agora eu sei que ele é digno da admiração de todos”, afirmou o vencedor. Sob o comando de Tiago Leifert, com Dani Suzuki, o ‘The Voice Brasil’ tem direção geral de Creso Eduardo Macedo.