A Rede Globo vai colocar em prática um projeto que estava na gaveta desde o início desta década: fazer uma minissérie que contará a história da extinta TV Tupi. O projeto tem o nome, ainda provisório, de “O país do futuro” e terá direção de José Luiz Villamarim. Ele esteve, recentemente, à frente da novela “O rebu”, remake exibido pela emissora às 23h. Assinam a série Guel Arraes, Jorge Furtado e Mauro Wilson.

A trama vai falar sobre a influência da televisão na população brasileira dos anos 50 e 60, época em que poucos tinham um aparelho de TV, e que assistir a um programa em casa era considerado um luxo. Além disso, um outro aspecto será destacado no programa: a migração de audiência do rádio para a televisão.

Por conta do alto custo de um aparelho de televisão nesse período, quem tinha uma TV chamava amigos, parentes e, principalmente, vizinhos para assistirem aos programas preferidos, daí surgindo a famosa expressão à época de “televizinho”. Outros, pensando em garantir uma renda extra, cobravam um ingresso para matar a curiosidade de quem não tinha uma televisão em casa.

Os primeiros testes de elenco da série já começaram e a expectativa é que ela vá ao ar já no início do ano que vem, quando a emissora costuma exibir minisséries antes de mais uma edição do “Big Brother Brasil”.