VMAs 2015 é marcado por reconciliações, climão e muita Miley Cyrus

Aconteceu na noite deste domingo, 30 de agosto, a entrega dos Video Music Awards 2015. A 31ª edição do prêmio da MTV americana teve de tudo: reconciliação, ganhadores já esperados, climão e situações inusitadas. A apresentadora da festa foi Miley Cyrus, sem sombra de dúvidas, a melhor participação de uma noite um tanto quanto morna.

O VMAs foi dela. Decorado com muitas cores, cachorros (que ela ama) e muita animação, ela trocou de roupa várias vezes e na última, ainda deixou o seio esquerdo à mostra. A situação foi rapidamente contornada, uma vez que havia um delay para eventuais empolgações dela. A MTV se preparou para Miley e ela fez bonito. Do seu jeito, mas fez.

Quanto aos prêmios, Taylor Swift levou três, entre eles Vídeo do Ano (o mais importante), Melhor Vídeo de Pop e Melhor Vídeo Feminino. Assim como no Billboard Music Awards, a cantora aproveitou o evento e lançou “Wildest Dreams”, seu novo clipe. O restante dos astronautas de prata (formato do troféu entregue) foi distribuído sem muito barulho ou surpresa. Um palco em Los Angeles mostrou apresentações de artistas como Demi Lovatto e Pharrell Williams.

Leia também:
Conheça os ganhadores do Billboard Music Awards 2015

Tudo mundo briga, todo mundo se acerta

Esse foi o VMAs das reconciliações (ou não exatamente) e da diplomacia. Para começar a noite, Nicki Minaj abriu o evento com seu novo single “Trini Demi Girls”. Na hora em que ia cantar “The Night Is Still Young”, Taylor Swift surgiu de surpresa para ajudar com a rapper. As duas encerram o número com “Bad Blood”, se abraçando e selando a paz.

Elas se alfinetaram no Twitter com indiretas e diretas devido à reclamações de Nicki por videos não terem sido indicados ao prêmio de Vídeo do Ano e Taylor deu algumas declarações na mesma rede social. A aparição de Taylor mostra que a cantora sabe usar bem de jogo de cintura para resolver questões assim.

Após se entender com uma, Nicki se desentendeu com outra, ao vivo, diante de todos. Ao subir ao palco para receber o astronauta de Melhor Vídeo de Hip-Hop/Rap por “Anaconda”, a rapper resolveu tirar satisfações com a apresentadora Miley Cyrus por ela ter dito à imprensa que Nicki não foi feliz na forma como tratou Taylor na confusão citada antes aqui no texto.

Por sua vez, a rapper, que agradeceu o prêmio até a seu pastor, ironizando, disse “Agora, voltamos para essa vadia que teve muito a dizer sobre mim na mídia dia desses”. Miley, que estava a postos para dar continuidade ao evento, demonstrou surpresa e respondeu prontamente, com diplomacia. “Estamos todos nessa indústria. Nós fazemos entrevistas e sabemos como eles manipulam essa merda. Parabéns, Nicki”. A rapper riu e ficou chamando Miley para brigar. E ficou só nisso mesmo. Todos ficaram sem entender se houve mesmo uma briga ou foi uma brincadeira.

Um dos momentos mais esperados da noite surpreendeu a audiência justamente por sua improbabilidade de acontecer, visto que os dois envolvidos já tinham passado por situação constrangedora anterior.

Kanye West ganhou o Prêmio Michael Jackson de Vanguarda e o recebeu das mãos de Taylor Swift, de quem ele interrompeu um discurso há seis anos. Ela, mais uma vez usando de fineza, declarou que um dos álbuns dele foi o primeiro que comprou com seu irmão no iTunes, mostrando a presença do trabalho do cantor na sua formação. E finalizou fazendo referência ao que ele disse na vez em que se conheceram, em pleno palco do VMAs. “Eu vou deixar você terminar, mas Kanye West tem uma das melhores carreiras de todos os tempos!”. Ele havia dito isso a respeito de Beyoncé em 2009.

Por sua vez, Kanye, que recebeu uma homenagem por sua colaboração ao mundo dos videoclipes, fez um discurso de 10 minutos, agradeceu por Taylor ser graciosa e demonstrou arrependimento daquele ocorrido após um comentário de sua filha. Disse que não se sente bem quando é vaiado pelo que fez. Deixou o astronauta da MTV no chão. Criticou o canal por explorar ao máximo a situação do Taylor. Contou que estava chapado e declarou que só queria que as pessoas gostassem mais dele. Finalizou seu discurso dizendo que se candidataria à presidência dos EUA em 2020 e saiu do palco deixando seu prêmio no chão. Tudo ao bom modo Kanye West de ser.

Miley Cyrus fechou a noite apresentando sua nova música, “Dooo It”, com muitas das drag queens do reality show “RuPaul’s Drag Race”. Aproveitando o ensejo, ela anunciou que seu novo álbum estava disponível online gratuitamente. Trata-se de “Miley Cyrus and Her Dead Pets”, projeto dela com a banda The Flaming Lips. A cantora soube aproveitar bem sua presença no comando dos VMAs.

Veja a lista de ganhadores do VMAs 2015

Vídeo do Ano

Taylor Swift feat. Kendrick Lamar – “Bad Blood”
Mark Ronson feat. Bruno Mars – “Uptown Funk”
Kendrick Lamar – “Alright”
Ed Sheeran – “Thinking Out Loud”
Beyoncé – “7/11”

Artista para se Acompanhar (Revelação)

Fetty Wap – “Trap Queen”
James Bay – “Hold back the river”
FKA Twigs – “Pendulum”
Vance Joy – “Riptide”
George Ezra – “Budapest”

Melhor Vídeo Feminino

Taylor Swift – “Blank Space”
Sia – “Elastic Heart”
Beyoncé – “7/11”
Ellie Goulding – “Love Me Like You Do”
Nicki Minaj – “Anaconda”

Melhor Vídeo Masculino

Mark Ronson feat. Bruno Marks – “Uptown Funk”
Kendrick Lamar – “Alright”
Ed Sheeran – “Thinking out loud”
Nick Jonas – “Chains”
The Weeknd – “Earned It”
Wale – “The Shite Shoes”

Melhor Vídeo de Hip-Hop

Nicki Minaj – “Anaconda”
Kendrick Lamar – “Alright”
Fetty Wap – “Trap Queen”
Wiz Khalifa feat. Charlie Puth – “See You Again”
Big Sean – “I don’t f—k With You”

Melhor Vídeo com Mensagem Social

Big Sean – “One Man Can Change The World”
Jennifer Hudson – “I Still Love You”
Colbie Calliat – “Try”
Rihanna – “American Oxygen”

Melhor Vídeo de Rock

Fall Out Boy – “Uma Thurman”
Walk the Moon – “Shut up and Dance”
Hozier – “Take Me to Church”
Florence + the Machine – “Ship to Wreck”
Arctic Monkeys – “Why’d you only call me when you’re high”

Melhor Vídeo de Pop

Taylor Swift – “Blank Space”
Mark Ronson feat. Bruno Mars – “Uptown Funk”
Maroon 5 – “Sugar”
Beyoncé – “7/11”
Ed Sheeran – “Thinking Out Loud”