Uma trama familiar com uma pegada explosiva. Assim é o novo “007 Contra Spectre”. Em foco os conflitos pessoais de James Bond (vivido por Daniel Craig) com seu meio-irmão do mal Ernst Stavro Blofeld (Christoph Waltz) e abandonado na infância por seu pai em detrimento de Bond.
Após uma vida inteira de perseguições, Blofeld retorna para infernizar a vida do agente 007, mas agora em nova identidade, como Franz Oberhauser e fazendo terríveis revelações. A conduta de James é permeada por conflitos desde então, não externos como: “Como faço para fugir desta armadilha mortal?” mas sim existenciais (sem perder o charme que Daniel Graig consegue imprimir ao espião). Oberhauser já destruiu tudo o que o meio-irmão tem na vida e agora que Bond começa um relacionamento com Madeleine Swann (Léa Seydoux), quer tentar de novo.
Enquanto o chefe do serviço secreto M (Ralph Fiennes), que já foi protagonizado pela atriz Judi Dench em seis filmes da sequência, enfrenta duras batalhas políticas para manter o serviço de inteligência funcionando plenamente, Bond dedica-se a investigar o que é Spectre. Mais uma vez entra como pano de fundo uma organização criminosa.
Sam Mendes (“007 – Operação Skyfall”) domina a direção primorosamente com o roteiro ágil de John Logan (também de “Skyfall”), Neal Purvis e Robert Wade (roteiristas de diversos filmes da franquia), em uma fotografia de tirar o fôlego espalhadas por locações incríveis pelo México, Londres e Áustria (abusando de cenas na neve como em franquias anteriores). Ganha destaque ainda o lutador de MMA Dave Bautista, que dá vida ao Mr. Hinx e manda bem nas sequências de ação.
O agente secreto mais famoso do MI6, que tem sido interpretado por Daniel Graig já há quatro filmes, segue sua linha mais humanizada, mais errante e cheio de julgamentos e até tem problemas com bebidas nesta sequência; sobretudo 007 tem que lidar consigo mesmo e com seus conflitos do passado. Mas não sem perder seu humor inglês costumeiro em piadas afiadas espalhadas por todo o roteiro. No final, ganha o amor surpreendentemente em uma virada digna de Bond, James Bond.