Facebook vai avisar se conta for invadida pelo governo

O governo americano já foi acusado de espionar usuários na internet de maneira indevida

O Facebook, gigante das redes sociais, passa a contar com uma nova ferramenta de alerta aos usuários: o acesso não autorizado por algum suposto órgão do governo. Ou seja: além do usuário ser informado sobre o suposto acesso não autorizado, a rede social de Mark Zukerberg vai incluir a informação de que se acredita que aquele acesso foi realizado por algum grupo ligado ou patrocinado a algum governo.

A mensagem diz: “acreditamos e sua conta do Facebook e outras contas on-line podem ser o alvo de agentes patrocinados por um governo” (Foto: Reprodução)

Isso não quer dizer que o Facebook vai avisar usuários alvos de investigação. Se a Justiça tiver obrigado a rede social a repassar as informações às autoridades, o aviso não é gerado. O alerta só ocorre em caso de acessos indevidos por conta de ataques e pragas digitais.

A informação foi divulgada por Alex Stamos, chefe de segurança da informação do Facebook. Stamos não explicou como o Facebook vai saber como o algoritmo determina que um ataque pode estar vinculado às ações de agentes patrocinados por governos, alegando que isso poderia colocar os métodos do Facebook em risco.

“Para proteger a integridade de nossos métodos e processos, nós frequentemente não poderemos explicar como atribuímos certos ataques aos suspeitos. Dito isso, pretendemos só usar este aviso quando a evidência fortemente levar a essa conclusão”, ponderou.

Segundo o executivo, quem receber o alerta deve verificar o computador e o celular e refazer a instalação do sistema operacional ou retornar às configurações para o padrão de fábrica para limpar qualquer vestígio de códigos maliciosos.