A 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que começou nesta quinta, dia 3, e termina no dia 13 de setembro, vai apresentar uma programação com novas atividades, descobertas e histórias para a família inteira. Nesta edição estarão presentes mais de 200 autores de diversos estilos, incluindo 27 estrangeiros.
A décima sétima edição da Feira teve um maior investimento na programação cultural e mais espaço para a circulação do público. Além do investimento crescente na programação cultural, que triplicou desde 2009 e já aumentou 12% em relação à última edição, a Bienal do Livro Rio está de olho no conforto do público. Este ano, com o uso da praça central do Riocentro, de jardins que antes não eram acessíveis e a expansão da área de alimentação externa, a metragem total do evento vai passar de 55 mil m² para 80 mil m².
Confira as atrações que o Almanaque da Cultura destacou para você, entre os bate-papos com os autores, as sessões de autógrafo, os debates políticos e até encontros musicais.
Dia 4 de setembro, sexta-feira
10h15 – Fórum de Educação (Pavilhão 4, Verde, Auditório Madureira)
Literatura e letramento: o prazer de aprender, com a presença escritor Pedro Bandeira.
Um dos principais autores brasileiros de literatura infanto-juvenil sempre atraiu leitores de todas as idades. Pedro Bandeira, que buscou recursos na psicologia e na educação para compreender questões delicadas que envolvem o leitor infantil, vai falar para o público sobre leitura e alfabetização, e ainda como estimular o despertar do interesse pelos livros.
O escritor Pedro Bandeira é um dos destaques do segundo dia da Bienal (Foto: Biblioteca de São Paulo)14h30 – Fórum de Educação (Pavilhão 4, Verde, Auditório Madureira)
Navegando em mares conhecidos – Como usar a Internet a seu favor, com a presença da publicitária Silmara Franco, autora do livro “Navegando em mares conhecidos – como usar a internet a seu favor” , da Editora Moderna e blogueira do Fio da Meada.
Em entrevista ao Almanaque da Cultura, Silmara Franco revelou que o bate-papo vai abordar, entre outros aspectos, a importância de pais e educadores orientarem melhor os jovens a utilizar o ambiente virtual com mais responsabilidade. “A geração Z não conhece o mundo sem internet, são nativos digitais. No entanto, a facilidade que esses jovens têm para usar a internet não significa que eles estejam se apropriando dela com responsabilidade. É fundamental que pais, responsáveis e educadores sejam os mediadores desse aprendizado”, alerta a escritora.
A escritora Silmara Franco estará conversando com o público sobre responsabilidade na web (Foto: Divulgação)15 horas – Cubovoxes (Pavilhão 4, verde)
Engajamento & Produção Narrativa, com a presença dos jovens escritores Yasmin Thainá, Silvana Bahia e Bruno Duarte.
Bate-papo com três jovens criadores do Rio de Janeiro, que vêm se despontando com seus trabalhos e sua expressão criativa e engajada, desafiando a tensão de temas como a violência, o conflito étnico-racial e as questões de gênero.
17 horas – Cubovoxes (Pavilhão 4, verde)
O Espadachim e o Carvão, com a presença do escritor, ilustrador, editor e podcaster Affonso Solano.
Bate-papo com o escritor de literatura de fantasia que vem se firmando com várias contribuições a esse universo literário. Affonso lança na Bienal “O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur”, segundo volume da série do Espadachim de Carvão, pela editora Leya.
O escritor, ilustrador, editor e podcaster Affonso Solano vai lançar “O Espadachim de Carvão e as Pontes de Puzur” na Bienal (Foto: Divulgação)17ª Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro
Período: De 3 a 13 de setembro
Horários: 3 de setembro, das 13h às 22h; demais dias da semana, das 9h às 22h e finais de semana, das 10h às 22h
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca