Mostra gratuita retrata diferentes períodos do design nos metrôs de Nova York

Com obras assinadas por nomes como Milton Glaser e George Tscherny, "Underground Images" fica em cartaz no Instituto Tom Jobim até 6 de dezembro

No Brasil pela primeira vez e com início nesta quinta-feira, dia 05 de novembro, a exposição gratuita “Underground Images” fica em cartaz por um mês no Instituto Tom Jobim, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. A proposta é trazer um resgate histórico das artes visuais a partir de cartazes expostos nas estações de metrô de Nova York nas últimas sete décadas.

As 56 obras fazem parte de uma coleção da School of Visual Arts (SVA), uma das mais influentes comunidades artísticas do mundo e conhecida por ter formado alunos de grande renome internacional, como o cineasta brasileiro Carlos Saldanha.

Entre as referências de estilos, estão ainda implícitos os impactos na forma de pensar a arte diante dos principais acontecimentos das últimas seis décadas. “A exposição promove uma verdadeira viagem no tempo e mostra como diferentes marcos históricos, como o pós-Segunda Guerra Mundial e o avanço da industrialização (1950), os movimentos Black Power (1960), Hippie (1970), Punk (1980) e Grunge (1990), o 11 de Setembro (2000) e a Era Mobile (2010) influenciaram as formas de pensar e fazer arte”, destaca Daniela Novaes, head da SVA para a América Latina.

Com curadoria de Anthony P. Rhodes e organização de Mirko Ilic e Francis Di Tommaso, a exibição conta com pôsteres assinados pelos designers gráficos Milton Glaser, autor da marca “I Love NY”; George Tscherny, criador do primeiro cartaz artístico da escola em meados da década de 1950; Viktor Koen, premiado artista e com trabalhos frequentemente publicados no The New York Times, Wall Street Journal e Nature Magazine, entre outros ícones do meio artístico e cultural.

A coordenadora geral e diretora de criação da Underground Images no Brasil, Ana Fortes, apresenta na exposição um pouco do universo SVA e traz a imagem das estações de metrô de NY. Serão projetadas sequências de vídeos dos metrôs e dos interiores das estações, recriando ludicamente o ambiente onde os cartazes originalmente foram expostos.

“Mostramos o projeto para a Fotosfera-Rio, que adorou e virou nossa parceira e patrocinadora. Os pôsteres foram organizados em ordem cronológica para mostrarem o percurso do design, com seus principais movimentos, maneiras de passar uma mensagem, utilizar a tipografia e a imagem e, finalmente, a chegada da computação gráfica”, explica Ana Fortes.

Workshops e palestras internacionais fazem parte da programação

Em paralelo à exposição no Instituto Tom Jobim, nos dias 07 e 08 de novembro acontece um ciclo de workshops e palestras com os designers internacionais Sem Devillart e Viktor Koen. O preço para participar dos dois workshops é de R$ 150. Especialmente no dia 8 de novembro, a palestra terá participação de especialistas da agência de criação paulista TriArts e da Head Daniela Novaes da SVA. As palestras contam com uma promoção especial: levando 1 kg de alimento não perecível, os interessados pagam meia entrada.

Exposição Underground Images
Data: Abertura no dia 05 de novembro, às 19h
Período: 06 de novembro a 6 de dezembro
Horário: Segunda, das 12h às 18h/terça a domingo, das 13h às 18h
Local: Instituto Antônio Carlos Jobim, no parque Jardim Botânico –
Rua Jardim Botânico, n. 1008 – Jardim Botânico (RJ)
Entrada: gratuita

Workshop Underground Images – com Sem Devillart e Viktor Koen
Data e horário: 07 de novembro – 10h às 18h
Local: Ann Arbor – Rua Visconde de Carandai, 18 – Jardim Botânico (RJ)
Entrada: R$ 150,00

Palestra “Underground Images” – com Sem Devillart, Viktor Koen, Daniela Novaes e TriArts
Data e horário: 08 de novembro – 11h as 15h30
Local: Teatro Espaço Tom Jobim – Rua Jardim Botânico, n. 1008 – Jardim Botânico (RJ)
Informações: A compra dos ingressos pode ser feita pelo site ingresso.com ou por meio da bilheteria do teatro a partir do dia 25 de outubro, de terça a sexta, entre 14h e 18h. Sábados e domingos das 9h às 18h.
Informações e inscrições para as palestras e workshops: memoo.producoes@gmail.com